Mostrar mensagens com a etiqueta Viver no Luxemburgo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Viver no Luxemburgo. Mostrar todas as mensagens

sábado, 11 de novembro de 2017

Elevador Panorâmico do Luxemburgo

Num bonito dia de Sol, a vista é, não soberba, mas sim algo bastante apreciável.
Num dia cinzento e nevado imagino que seja brutal. Imagino apenas, porque ainda não tive oportunidade de apreciar uma vista assim, embora este elevador tenha sido inaugurado em Julho de 2016.

À parte de uma atracção turística, este elevador é de grande utilidade para os moradores locais. É sem dúvida uma forma fácil e rápida dos mesmos de deslocarem da parte baixa para a parte alta da cidade de Luxemburgo. É acima de tudo um método fantástico para quem usa bicicletas, carrinhos de bebés, ou sofra de alguma deficiência móvel.
Tem uma altura de 60mts, sendo que o trajecto de descida/subida se realiza em apenas 30 segundos. Mais rápido é difícil.

E deslocar-se da parte baixa para a alta, porquê? Porque, para quem não conhece Luxemburgo, esta é uma cidade bastante pitoresca, sendo que entre montes e pequenas montanhas, é onde ela está “instalada” . Claro que existem outros acessos, que ligam ambas as partes da cidade, porém no local onde foi construído, o acesso ao centro da vila nova, não poderia ser melhor e mais centralizado. A um passinho de transportes públicos, ou para quem prefere ir andando, a menos de 500mts da área de comércio local. Fantástico.

Mas e a vista? Se vierem por cá, já sabem.

Contudo, o ponto alto, para mim, é mesmo o solo em vidro. Não aconselhado a quem sofre de vertigens, embora sejam só uns míseros 60mts de altura.





Fontes:
Texto: Sandra Pereira
Fotos: Pinterest

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Restaurante em Flash: Maybe Not Bob`s, Luxembourg

E o restaurante de hoje é: Maybe Not Bob's (clicar para ser redireccionado para a página oficial)

Tipo/Especialidade do restaurante: Cozinha Americana, Tex Mex, Burguers
Ambiente: Alegre, Divertido, Boa Música
Serviço: 3☆☆☆
Decoração: Americana
Comida: 3☆☆☆ ( Optei por um hambúrguer acompanhado de salada e batata doce, estava muito bom, mas achei a carne um pouco "muito ao natural" = falta de temperos)
Preço: 25€pax


Lembrete da origem deste post😊
""É um facto que  adoro comer. E se puder ser num bom restaurante, melhor.
E é que aqui, neste país de ar medieval, nem tudo é mau. Tem, ao contrário,  muitas coisas maravilhosas.
E uma delas são os restaurantes. Boa comida na mesa.
Poderia simplesmente chegar aqui e colocar uma extensa e longa lista de óptimos restaurantes luxemburgueses. Deixem-me corrigir: restaurantes afiliados no Luxemburgo.
Sim, porque o marido já fez um roteiro, não completo, mas muito extenso e variado. Mas não. Primeiro porque não seria a minha lista. E depois porque não seria a mesma coisa. Refiro-me à opinião crítica.  A minha opinião.  O que o marido gosta eu posso não aprovar....

E restaurantes afiliados no Luxemburgo porquê?
Porque salvo excepção, que os há, todos os que frequentei até ao momento e de todos os que ouço falar maravilhas são de várias nacionalidades, mas poucos ou nenhuns Luxemburgueses .""

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Frio, muito frio




Os termómetros marcam temperaturas baixíssimas. O susto está mesmo na parte em que mostra qual a sensação real, que por norma está uns 4°/ 5° abaixo.
Mas isto não assusta ninguém aqui nestes países nórdicos onde as pessoas estão habituadas a isto desde muito bebezinhos.
Mesmo aqui em frente a casa está a escolinha dos meninos ( começa no pré escolar e vai até ao  décimo terceiro (13) ) e é vê-los a brincar na rua faça o tempo que fizer. Assim, literalmente.  Chuva, frio, neve....


PS.  Isto não é consensual.
Se falarem com alguém que trabalha na rua, ou que passe a maior parte do dia na rua, certamente vos dirá que está um frio impossível  ( e certamente não é de origem nórdica )


Foto pouco, nada,  nítida. Mas dá para perceber que são as crianças a brincar no recreio da escola em plena queda de nevão

Nós aqui por casa, também já nos habituámos muito bem, a este tempo e a estas temperaturas. Até parece que vivemos aqui toda a vida. E também não ficamos em casa. Também saímos em pleno nevão, e também saímos sem ele. Com muito frio, ou só com frio. Mas saímos todos os dias à rua. Todos! Só não gostamos de sair quando chove. É de todos os tempos/clima que faz, o mais desagradável. E nestes dias limitamos a saída ao passeio diário da Narinha.


PSS: Não,  estas temperaturas e estas quedas de neve, não dão direito a escolas fechadas e empresas  vazias....


Fontes:
Texto e Fotos : Sandra Pereira 

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A propósito dos atentados terroristas

O Luxemburgo é uma cidade tão pequenina, que qualquer atentado que aqui se fizesse, não teria o mesmo impacto que em Paris. Mas isso é a nível "exterior", porque impacto sempre teria. Principalmente em Portugal dado a elevada classe emigrante que por cá estamos, e nos países vizinhos e fronteiriços. Seguramente que estes iriam sentir muito daquilo que meio Mundo sentiu em relação aos atentados em Paris deste triste e fatídico 13 de Novembro.
Contudo, seja como for, ainda assim, elas, as ameaças palpáveis chegaram cá. E tiveram que ser sérias, para se ter procedido a vários desalojamentos de vários edifícios estranhos entre si.
Uns no Sul do país e outros bem no centro do coração da cidade. 3, foi o número de ameaças até agora. Um deles coincidente na data e local de onde me encontrava com toda a família a desfrutar de um almoço de aniversário do meu mais que tudo!!! Por sorte não me enteirei de  nada no momento e tampouco a ameaça foi levada até ao seu mais extremo.
O certo é que este cenário que se vive, de medo , não é nada agradável e menos ainda para quem tem filhos e uma família que ama mais que tudo.

Contudo, não podemos ceder ao medo e há que viver a nossa vida tal qual o faríamos antes destes atentados acontecerem. Mesmo não sendo fácil.

3 dias após os atentados em Paris, fui a França,  eu e o meu mais que tudo. Mas, apesar de sentir uma certa paz e confiança, chegada a hora de ir, juro que ainda pensei, não um par de vezes, mas sim muitas vezes, se ir ou não ir. Cá está o factor "amor insano". Se se tratasse apenas de mim, não teria decidido e cancelado tantas vezes como o fiz. Mas, como se tratava de levar comigo a pessoa mais importante da minha vida,  o meu filho,  aí já o poder da indecisão pôde comigo. Muito.

Mas fui.
E não tive medo.
Mas confesso que fui muito desconfiada.
Onde encontrei um pouco de paz extra, apesar do cenário não ser o que melhor transmite paz, foi no control feito pela polícia na zona fronteiriça.



E como que, para dar mais ênfase a esta terrível situação que todos vivemos, terminei a viagem passando [involuntariamente ]em frente da embaixada da França aqui no Luxemburgo, sendo este o cenário com que me encontrei. Coerente.



E é assim que vivemos nestes dias que correm...Cabe a Deus decidir o nosso futuro.


Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

A árvore do "nosso" jardim


Uma foto mensal ao mesmo cenário, durante um ano.
Este foi um dos desafios a que me propus há exactamente 1 ano atrás.  Foi num desses muitos dias que saio, diariamente, à rua, aqui mesmo ao lado de casa, que me lembrei de tal coisa.
Pensei: Adoro esta árvore. Tão tudo. Românticamente tudo. Sombra, protecção, esconderijo, confidente... Muitas vezes me sento lá no banquinho desfrutando de mil e uma coisas...e outras vezes vejo alguém lá sentado vivendo mil e uma coisas, enquanto que ela, a árvore,  absorve e guarda a sete chaves os segredos lá desabafados,  as conversas ao telefone, os beijos dos amantes apaixonados, as confidências dos adolescentes....
É, no fundo, a "nossa" árvore. O "nosso" jardim.
Passando os olhos pelas fotos, sem quaisquer filtros, bem se vê a força da natureza, dando bem para apreciar as quatro estações do ano em vigor.


18 NOVEMBRO 2014

29 DEZEMBRO 2014

20 JANEIRO 2015

18 FEVEREIRO 2015

20 MARÇO 2015

20 ABRIL 2015

20 MAIO 2015

25 JUNHO 2015

16 JULHO 2015

19 AGOSTO 2015

23 SETEMBRO 2015


19 OUTUBRO 2015

23 NOVEMBRO 2015


Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Prenúncio de frio....

Este não tem sido um mês difícil. Tem, até, sido bastante agradável de levar. É verdade que têm reinado os dias cinzentos. Mas eu não disse que não têm havido dias com Sol. Têm  havido sim. Nada que se compare com esse Verão de S. Martinho que se viveu em Portugal estes dias passados. Mas ele de vez em quando aparece e nós ficamos muito agradecidos. É ver-me agasalhar minimamente, porque lá que haja sol, não quer dizer que esteja de se sair com os braços ao léu, e saímos de casa em fila indiana para desfrutar dos maravilhosos raios de sol no rosto. Tão bom.

Mas o que é  certo, é que esse frio que anunciam nas cadeias televisivas e afins, esse chegou. Esta noite que passou, creio ter sido das mais frias deste Outono de 2015.
Não sei ao certo quantos graus fizeram pelo auge da madrugada, mas foram os suficientes (negativos) para de manhã se acordar com tudo branquinho. De gelo, é claro. Que a neve eles, os do tempo, têm  anunciado, mas essa ainda não chegou....



E como podem comprovar na foto, embora exigisse um pouco mais de agasalho, hoje foi um desses dias bons de Sol.  Pelo menos durante toda a manhã e uma boa parte da tarde...

Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

sábado, 7 de novembro de 2015

Restaurante em Flash: Bistró Podenco, Luxembourg

E o restaurante de hoje é:

Bistró Podenco  (clicar para ser redireccionado para a página oficial)

Tipo/Especialidade do restaurante: Comida espanhola, tapas
Ambiente: Calmo mas lembrando muito Espanha
Serviço: 4☆☆☆☆
Decoração: Antiga, simples, desactualizada mas a tipica espanhola(com o presunto pendurado☺)
Comida: 3,5☆☆☆♢
Preço: 25€paxPreço

Desta vez não tive tempo de tirar foto aos pratos, tal era a fome, mas comemos igual. Tapas: tortilha española,  patatas bravas, croquetas de Jamón  (divinas) e secreto de cerdo ibérico .

Lembrete da origem deste post😊
""É um facto que  adoro comer. E se puder ser num bom restaurante, melhor.
E é que aqui, neste país de ar medieval, nem tudo é mau. Tem, ao contrário,  muitas coisas maravilhosas.
E uma delas são os restaurantes. Boa comida na mesa.
Poderia simplesmente chegar aqui e colocar uma extensa e longa lista de óptimos restaurantes luxemburgueses. Deixem-me corrigir: restaurantes afiliados no Luxemburgo.
Sim, porque o marido já fez um roteiro, não completo, mas muito extenso e variado. Mas não. Primeiro porque não seria a minha lista. E depois porque não seria a mesma coisa. Refiro-me à opinião crítica.  A minha opinião.  O que o marido gosta eu posso não aprovar....

E restaurantes afiliados no Luxemburgo porquê?
Porque salvo excepção, que os há, todos os que frequentei até ao momento e de todos os que ouço falar maravilhas são de várias nacionalidades, mas poucos ou nenhuns Luxemburgueses .""

Fontes : 
Texto e Fotos : Sandra Pereira 

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sim, Gosto disto☺

O bonito da vida é mesmo isso: não saber o que vai acontecer!

Por natureza eu sou assim. Gosto de estar onde não estou. Gosto de estar onde vou estando. Gosto de estar onde estive.
Madrid foi fantástico e isso nota-se nas saudades que de lá sinto.
Luxemburgo está a ser bonito e isso eu sei porque depois de uma fase dura de adaptação o Sol brilha aqui, mesmo por cima do cinzento habitual a que este país nos habituou. A mim.  À minha família.




Ainda antes do Verão e quase na mesma altura, por coincidência, conversava com algumas amigas, desconhecidas entre si, sobre a minha estadia neste país onde o Sol teima em brilhar pouco. A todas transmiti o mesmo sentimento. Aquele que já sentia na altura e que continuo a sentir agora,  sem que isso interfira com a minha vontade de mudar e conhecer um novo país ☺.

Gosto de estar aqui. Sinto-me bem. Sinto-me muito bem. Quase em casa. E digo quase, porque essa porção que falta só será conquistada quando viver finalmente no sítio que quero.


Não sei se algum outro país, incluso no sítio dos meus sonhos, em casa, me poderá oferecer aquilo que tenho aqui. Por isso desfruto todos os dias desta calma, deste bem-estar, desta segurança, e desta PAZ que este país me oferece.
E o contacto directo com a Natureza pura, que o Luxemburgo me concede, esse também não tem preço.


No início foi duro. Muitíssimo duro. Noutra situação não me teria custado nem 1 parte do que custou. Sei que se não viesse num estado de gravidez avançado como vim, para um país como este, não teria sofrido e nem me teria custado tanto como custou. (Mas tudo por um filho. Não mudaria nada e voltava a vir nas mesmas circunstâncias.... ou não! Talvez fizesse algumas coisas diferentes. ...) Seja como for, essa fase já passou e neste momento somos muito felizes aqui. E arrisco-me a dizer que de todos é a nossa mascote, a nossa Golden Nara , quem mais ama viver aqui! Sim. Até nela noto uma felicidade que não via em Madrid. Sem falar nas melhores condições de vida que ela tem aqui a nível de saúde  ( este clima mais fresco e mais húmido é o melhor para ela, em oposto com aquele clima quente e abafado até mais não da cidade maravilhosa de Madrid.)



Como dizia atrás e como disse às minhas amigas,  sinto-me muito bem aqui. Não há nada que pague a segurança  com que me passeio pelas ruas calmas da cidade onde vivo, sozinha com o meu bebé e a minha Nara. E até de noite. Esporadicamente sou eu quem leva a Nara à rua na sua última saída do dia, a qual às vezes coincide com um horário muito tardio, não sendo isso motivo para me sentir insegura ou com medo de a levar até aos adentramentos do bosque mesmo aqui ao lado, ou levá-la num passeio mais longo ao longo da estrada....



E mesmo na zona mais chunga  (desculpem-me a palavra, os mais sensíveis)  da cidade de Luxemburgo, que digo ser a zona da Gare e alguns arredores, nem mesmo aí sinto medo. Claro que falo durante o dia. Porque à noite, também para lá nunca fui. Mas já fui algumas vezes ao longo do dia, e apesar de ser uma zona com muito comércio e bastante movimentada,  é também,  talvez por isso ou pela proximidade à estação central, uma zona frequentada por algumas pessoas menos "civilizadas". O certo é que isso não me assusta.  Já em Madrid, não teria tanta coragem!

Photo Luxemburgo de noite. Crédito: Serge Michels

O que mais gosto aqui:
☆ Da Paz que se sente e que se vive
☆ Da Segurança que se sente a todos os níveis  (saúde, vida pessoal, integridade física... )
☆ Do clima. Gosto muito de calor, mas tudo o que é exagerado incomoda-me. E por isso este clima mais ameno assenta-me mesmo bem. Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
☆ Da reduzida possibilidade de encontrar casualmente na rua pessoas conhecidas e ou até indesejadas ( gosto muito de socializar, mas gosto mais ainda desta despreocupação de andar onde quero, como quero, quando quero e quanto quero sem ter de perder tempo com ninguém e menos ainda com quem não gosto só por uma questão de  boa educação ). Não ter que dar satisfação a ninguém da minha vida é ÓPTIMO ☺Claro que os amigos me fazem falta, mas viver num sítio onde ninguém me conhece,  tem as suas vantagens. ..


O que menos gosto aqui:
☆ Do racismo sentido e vivido, principalmente demonstrado por pessoas mais velhas e sem alguma abertura e civismo moral
☆ Da pouca presença do Sol. Apesar de gostar deste clima mais ameno/moderado, sinto falta de mais quantidade de dias de Sol.

Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O trânsito no Luxemburgo

Trânsito é trânsito em qualquer lugar do Mundo. Nuns locais pior que outros é certo, mas é isso mesmo: trânsito. Semáforos vermelhos, carros a atravessar-se em sentido contrário e filas de km e km e km e km....
Desde a minha experiência em Madrid que creio que fiquei "traumatizada" com este tema. E quando digo isto, é mesmo à séria. Poucas coisas me incomodam ou me causam ansiedade  (esta última quase nada) a não ser o trânsito. E agora que sou mãe, e mãe condutora, então ainda mais. Tenho um Medo Enorme de ficar retida no trânsito que vocês nem sabem, principalmente quando estou sozinha a conduzir mais o meu rebento.
E é que um destes dias, descuidei-me e lá fui engolida por uma fila de alguns metros durante uns escassos 7min que deram cabo de mim. Enquanto não me escapei desse troço bloqueado toda eu era stress.


Para dizer que apesar de ser um país pequenino, ele não se livra do caos em plenas horas de ponta. Quem conhece a rotina luxemburguesa e bem os caminhos deste pequeno labirinto que é o Luxemburgo, poderá ter alguma escapatória na hora de entrar ou sair do trabalho. Já quem não conhece, ou simplesmente tem obrigatoriamente que fazer aquele caminho, então está tramado. Bem podem comer chiclets, pôr uma boa música,  ou descifrar os "vizinhos" do lado, porque um bom par de horas ali bloqueado têm-nas garantida de certeza absoluta.

E quando neva então, nem queiram ver o cenário altamente louco que por aqui se vive! Juro.

Para quem não quer passar horas no trânsito e tem essa opção, pode sempre optar pelos transportes públicos.  Já se sabe que têm um carril só deles e embora também se vejam nalguma ou outra situação bloqueados, aqui eles têm SEMPRE prevalência. Autocarros e comboio são sempre uma boa solução em alguns casos. Eu posso garantir que tem uma boa rede e um bom serviço.  Claro que na dita hora de ponta, será excusado dizer que estão apinhados....

Fontes :
Texto : SandraPereira
Foto : Google images

domingo, 18 de outubro de 2015

Médico de Família no Luxemburgo

Aqui não é como em Portugal....ou Espanha.
Aqui é diferente. Pelo menos funciona de maneira diferente.

Como? Em que sentido?

Aqui não existem os denominados "centros de saúde".

E o Médico de família? - Sim. Existe.

Como?
☆ Os médicos têm consultório, que pode estar situado em qualquer parte, inclusivé na própria residência do médico, ou em algum local em comum com outros médicos.
☆ Para conseguir um médico de família ,  marca-se uma consulta com um médico à escolha e pede-se-lhe se pode ser nosso médico. Há médicos que já não aceita mais pacientes.
☆ A consulta decorre de forma normal. O consultório está mobilado com o essencial a uma consulta de rotina.
☆ Se houver necessidade o médico reencaminha o paciente para o especialista.
☆ Igualmente pede análises que são feitas num laboratório próprio,  dos muitos espalhados por todo o Luxemburgo, sendo que estas são totalmente grátis,  sempre e quando esteja inscrito na Caisse Maladie, caso contrário terá que pagar o valor total da factura que depressa ascende a um valor mínimo de 100€!!!
☆ Em alguns casos os médicos ainda se deslocam à casa do paciente se este assim o desejar.
☆ No final da consulta é pago o valor da mesma ao próprio médico de família.  Valor que anda na média dos 40€.
☆ Com a maior brevidade possível deve-se enviar a factura do médico para a Caisse Maladie ( Segurança Social ) a qual nos devolve uma média de 80% do valor pago pela consulta.
☆ O médico de família,  tem dias próprios para atendimento de consultas normais, assim como dias para consultas de urgência ou não.  Para estas últimas basta aparecer no consultório e é-se atendido por ordem de chegada.


Ponto importante:
É necessário / aconselhável ter o número de segurança social (Caisse Maladie ) caso contrário o médico até o pode atender, mas a consulta pode sair bem mais cara e sem qualquer tipo de reembolso!



Fontes:
Texto : SandraPereira
Foto : Google images

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Está a chegar o Natal

Aqui pelas ruas do comércio luxemburguês já se começa a sentir bem de perto aquela época do ano à qual não há como resistir. Adorada por quase todos e odiada por alguns. É certo. Mas aqui em casa fazemos parte da primeira equipa. E com crianças em casa, mais ainda.

Num primeiro momento achei um "exagero" esta exposição precoce natalícia. Mas depois de ter pensado um minuto  e olhando para a realidade da nossa família,  dei-me conta que afinal não é nada exagerado.
O Natal passado foi muito especial, mas creio que este vai ser ainda mais. Na realidade há dois Natais seguidos que o especial está lá ☺

Sendo assim, dizia eu, acho que esta exposição precoce tem mesmo a ver connosco, dado que o verdadeiro Natal não é passado cá, mas que não queremos deixar de viver esse espírito cá,  na nossa casa, na nossa família,  a 4.... sendo que uma das soluções passa por expôr o espírito natalício cá em casa em meados do mês que vem☺☺☺
O quê??? Dizem vocês?
Pois. Dado que o Natal cá é a 6 de Dezembro,  e dado que a poucos dias do 6, partiremos em rumo a Portugal, o melhor mesmo é começar a viver este espírito ainda em Novembro.

E para não deixar as compras todas para a última hora o melhor é começar a namorar já as montras e os objectos de desejo para este Natal que aí vem.

Montra Villeroy &Boch Luxemburgo 



Fontes:
Texto e Fotos : Sandra Pereira

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Clima, temperaturas....No Luxemburgo

O clima é algo muito ingrato de falar aqui, por mim, que estou por cá há apenas 1 ano e alguns meses, mas ainda assim insuficiente.
Contudo posso, pelo menos falar deste último ano que passou. Até porque salvo algumas excepções, de resto,  o clima não é tema muito divergente em relação a este meu último e primeiro ano por cá.

PS. Estou cá há 1 ano, mas já tenho registo de 2 Primaveras, 2 Verões e já estou a caminho de 2 Outonos.

A Primavera
Quando cá cheguei, a 30 de Março de 2014, já era Primavera.  Confesso que vinha preparada para me enfrentar com um duro frio e até umas caídas de neve. Contudo não foi nada disso que me aconteceu! O Luxemburgo deu-me as boas-vindas com Sol. Um Sol maravilhoso. Não queimava nada, mas era Sol e isso para mim era suficiente.
Recordo-me bem das minhas primeiras 2 semanas por cá,  e apesar da minha temperatura corporal estar um pouco "avariada" (estava gravidíssima do meu Rei, contudo tenham em conta que a temperatura de uma grávida está apenas  1 ou 2 graus acima da média dita normal), posso dizer que o frio para o qual vinha preparada , esse não o encontrei. Foi um mês de Abril com uma temperatura amena, muito Sol e isso sim, muitos dias de chuva também.  MAS, sim, há um Mas, isso não quer dizer que há noite esse tal frio não aparecesse.  De facto as noites aqui já seja em que altura do ano estejamos, por norma são noites geladas.



Resumindo e tendo em conta as minhas duas Primaveras por cá:
☆ dias de muito Sol, este ano houve até uma  pequena vaga de calor na Primavera
☆ temperaturas médias: min:4° vs max:19°
☆dá para em alguns dias sair à rua de manga curta
☆dias de chuva
☆dias frios

O Verão 
O Verao, apesar de não ser como em Portugal e Espanha, quase que não lhes fica atrás. Garanto até que nos dias de calor à séria,  é um verão mais insuportável do que na Península ibérica. Porquê? Simplesmente porque o clima aqui é mais húmido, sendo que num dia de calor a sério,  é normal ficarmos todos "pegajosos", com a roupa colada ao corpo. Usar calças pode ser mesmo um pesadelo, num dia quente de Verão. E isto tendo em conta que a temperatura mais alta que por cá fez, foram uns míseros 36°. Agora imaginem se por cá fizessem os 40°graus normais do Alentejo!!!

Resumindo:
☆Verões relativamente muito quentes
☆verão 2015 mais quente que 2014
☆dias de muito Sol mas também alguns dias cinzentos e alguns de chuva
☆um ou outro dia com necessidade de um abrigo mais quente
☆Temperaturas médias: mínima: 10° vs máxima 26°



O Outono
Por cá apesar de não haver tantos dias de Sol, este também nos concede o ar de sua graça. Tanto no ano passado como este ano (de momento assim estamos) tivemos muitos dias de Sol durante esta estação que tanto gosto. Por vezes com mais vento e frio, mas ainda o sol com força suficiente para nos aquecer o corpo nestes dias de luz bonita mas com menos duração (por volta das 19 horas o Sol já se escondeu). Novembro traz com ele um Outono bem mais frio e fresco. A mesma humidade que faz as roupas colarem-se ao corpo de Verão, deixa-as frias e húmidas nestes dias frescos de Outono. Um casaco quentinho acompanhado de um cachecol sabe muitooooo bem.

Resumindo:
☆Alguns dias de Sol
☆Muitos dias cinzentos
☆Alguns dias de chuva
☆Muitos dias de frio ( em Novembro as temperaturas baixam bastante)
Temperaturas médias : mínima 5° vs máxima 10°

Remich 18-10-2014


O Inverno
Esta estação é das que deveria ser mais mágica aqui neste país.  E digo isto porque deveria nevar o Inverno inteiro deixando uma paisagem branca e fofa para nos divertirmos nas tardes "boas" de Inverno. Mas não é bem assim!!
Quando contámos aos amigos e familiares que vínhamos para cá,  uma das conversas de todos eles era o frio  supostamente insuportável que viríamos aqui a passar. Contudo, não querendo desanimar ninguém, isso não aconteceu tal qual. Sem sombra de dúvidas que aqui o Inverno é bem mais frio, mas nada de exagerado e nada que não se possa suportar. Tenham em conta que saio todos os dias à rua com a Nara, a nossa golden, e salvo um ou outro dia, aguentamos bem o frio. Curiosamente, nos poucos dias de neve que por cá fizeram a temperatura é bem mais fácil de suportar do que num dia normal de frio sem neve.
E sim. No dia a seguir ao Natal nevou aqui pela nossa primeira vez, à séria! !! Com muita neve acumulada que deu para a família inteira se divertir, Nara incluída ☺.

Também é certo que se viermos à rua em plena madrugada o melhor é fazê-lo muito bem agasalhado porque é normal que uma ou outra vez nos enfrentemos com temperaturas negativas tais como -10°, que se não me equívoco foi o máximo que fez este Inverno que passou.  Mas volto a frisar, temperaturas madrugadoras.



Resumindo :
☆Inverno muito frio
☆Pouquíssimos dias de Sol
☆Muitos dias de chuva
☆Muitos dias cinzentos e de nevoeiro
☆Sair bem agasalhado à rua
☆Temperatura médias: mínima: 2° vs máxima: 7°

É Bom Saber:
Aqui, andar agasalhado, não significa usar camisola interior, blusa e camisola de lã, terminando com casacão!  NÃO.
Andar agasalhado aqui, significa uma ou duas peças de roupa (por exemplo blusa, que pode até ser de manga curta, e um gillet,  e depois então um bom casaco de sair à rua.
Porquê?
Porque aqui todo e qualquer local, seja público ou particular está "munido" de aquecimento central. E não é um aquecimento qualquer...é um aquecimento que por vezes se torna insuportável estar vestido com um simples casaquinho de lã....

Também é bom saber que aqui a chuva é mesmo à filme!!
Sabem aquelas cenas românticas em que ela sai porta fora e ele vai a correr atrás dela e em menos de nada estão os dois encharcados, pingando literalmente??? Sim. Não são os bombeiros a atirar água!  É mesmo chuva caída do céu.
E já agora experimentem também sair à rua com ameaça de neve e vai que ela cai mesmo...quando entram em casa parecem o pai Natal senão  sacodem a neve à porta antes de entrarem em casa☺☺

Outra coisa que convém saber, é que apesar de tudo, seja que estação seja, (com prevalência  para Outono/Inverno) aqui é super normal "cruzarmo-nos" com dias cinzentos. Zero Sol. E isto pode-se tornar mesmo muito aborrecido e ingrato para os amantes do Sol. E não falo de 1 dia. Falo de dias inteiros seguidos, uns atrás dos outros...

Para quaisquer consultas de temperatura, nomeadamente o histórico das temperaturas feitas aqui no Luxemburgo podem consultar esta página AQUI e confirmar aquilo que falo lá atrás ☺

Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Regresso às Aulas

Hoje o dia, à semelhança de ontem, acordou cinzento. Hoje mais. E chove.

Hoje é um dia especial para os mais pequenos das famílias.  Hoje é dia de voltar à escola. E para muitos hoje é o Primeiro Dia! A iniciação num new mood life.

Ainda não vivemos essa fase cá em casa. Mas hoje senti um pouco do que se pode sentir.
Vivemos mesmo à frente da escola e tive o privilégio de assistir a toda a azáfama que se vive desde o conforto da minha casa e da minha vida. Confio que esta fase deve ser muito gira, mas olhava lá para fora e olhava para o meu bebé ali ao lado e juro que não tenho vontade nenhuma de que o tempo corra.

Contudo lá fora as crianças iam correndo, outras mais calmas, ao lado dos pais. Algumas levavam flores, outras imagino que bolos e outras prendinhas para os professores.

O estacionamento estava lotado, e até o trânsito estava um pouco insuportável áquelas horas da manhã.  Talvez porque o dia está cinzento e a falta da cor não me tenha permitido ver este regresso às aulas com outros olhos....mas volto a jurar que ainda não estou preparada para viver esta fase....

Bom regresso a todos.☺



Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Luxemburgo em Agosto

Sabem aquelas aldeias portuguesas rusticamente pequeninas que são habitadas por 3 habitantes e uma carrada de fantasmas?
Pois assim é o Luxemburgo em pleno mês de Agosto!!!
E não estou a exagerar. Bem, talvez um pouco, mas só na descrição dos habitantes.
Quando digo que não há ninguém, é porque não há mesmo ninguém. Aqui na minha "aldeia", por exemplo, não há vislumbre de habitantes que não sejam exclusivamente luxemburgueses ou alemães ou franceses ( e poucos que são geralmente).  Vivo a 2km do centro da cidade de Luxemburgo, mesmo em frente a uma escola e a uma área de desporto e relaxe  (parque infantil incluído) e sei bem o movimento que há por aqui normalmente.
E quando não há escola há sempre algum conjunto de miúdos que vem dar uns toques numa qualquer bola, ou então balançar o corpo no baloiço do jardim. E se digo que desde que chegou o Agosto não há por aqui vivalma, não estou mesmo a exagerar. Ponto.



Sim. Isso quer mesmo dizer o óbvio. Que se não fossem os emigrantes,  o Luxemburgo era um deserto com mulheres feias (tema para outro post).

E no centro da cidade o cenário não é mais animador. Embora se note um pouco mais de movimento ressalta ainda mais a ausência dele.



Não é por acaso que Agosto é declarado oficialmente o mês dos emigrantes. Aqui neste país onde 20% da população é Portuguesa, e concretamente na minha zona habitacional onde mais de 80% são moradores portugueses, este fenómeno é bem visível.

E viva os emigrantes carago.

Fontes:
Texto e Fotos : Sandra Pereira

terça-feira, 28 de julho de 2015

Da horta da vizinha, BIO

Uma das coisas boas de viver aqui é que apesar de consumir muito do supermercado, também consumimos muito directamente da horta. Produtos biológicos. Sem publicidade enganosa ☺.
Os nossos vizinhos são muito boa gente, basta dizer que são do Norte☺☺, e a toda a hora nos estão a encher o frigorífico com produtos fresquinhos,  acabadinhos de colher e algumas vezes ainda com vestígios de terra. Ora são alfaces ( e tenrinhas que são ) ora courgettes, outra hora são pepinos, feijão verde, salsa, abóboras, cebolas, tomates, couves....a lista não tem fim. E ovos fresquinhos. E também há fruta. Este ano houve cerejas☺


E mesmo agora acabei de cozer beterraba, também lá da horta, para a salada para acompanhar o jantarinho: patinhas de frango assadas com batata assada.



Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira


É bom saber ( Algumas condições importantes para emigrar para o Luxemburgo)

As noticias são claras, directas e sem rodeios revelando um panorama nada animador.
Eu nao cheguei a ver a notícia. Apenas a apresentação da mesma em letras grandes: Luxemburgo: 10000 na miséria.

E o certo é que sem ter visto, me atrevo aqui a dizer que é um cenário fácil de conseguir e mais real do que muita gente pensa ser.

O Luxemburgo é um país único. Muito correcto, ou pelo menos essa é a imagem que passam. Não é fácil ser clandestino aqui. Que também os há, sim, mas muito sofridos. A menos que quem os ajude sejam bastante abastados. Sim, em dinheiro.

Algumas coisas/dicas importantes a saber ( para quem está a pensar emigrar para aqui):

# 1 (e talvez a mais importante de todas) : TER um CONTRATO DE TRABALHO 

#2 Se não tiver contrato de trabalho é bom que pertença a um agregado familiar cujo pelo menos um membro tenha contrato de trabalho

#3 Cada familia/agregado familiar,  tem obrigatoriamente de estar registado. Na comuna.  Na Caisse Maladie.  Isto se quer viver bem e usufruir dos benefícios de ser cidadão em terras luxemburguesas ( e com o viver bem, refiro-me a ter regalias de saúde, que é no fundo o mais importante de tudo)


Cartão Azul: Cartão da Caisse Maladie (Segurança Social)
Cartão creme: Cartão de Registo na Comuna (Câmara Municipal ) como prova de habitante do Grão - Ducado  - Luxemburgo 

#4 Que tenham consciência que apesar do salário mínimo luxemburguês  ser aparentemente alto (comparado com outros paises) = aproximadamente 1800€ isto NÃO é suficiente para uma família viver "desafogada" de problemas ( o nível de vida luxemburguês é muito caro sendo que com um salário por si só é totalmente impossível chegar ao fim do mês  ( por exemplo, uma casa aqui com 1 quarto pode custar mensalmente uma média de 800€! Para interessados ver estes 2 post's que escrevi aqui e aqui )

#5 Ainda não vi a lei onde isto está possivelmente escrito, mas segundo vários testemunhos, aqui no Luxemburgo os irmãos de sexo diferentes ( menino e menina) não podem compartir quarto!!!! Pelo que isto sobrepõe o aluguer/compra de uma casa com pelo menos 3 quartos para uma família de 4 cujos filhos sejam 2 e de sexo diferente.

De momento deixo estas dicas aqui.
Mais para breve.

Fontes:
Texto : SandraPereira
Foto : SandraPereira

sábado, 18 de julho de 2015

Restaurante em Flash: Lisboa II, Luxembourg

E o restaurante de hoje é:

Lisboa II (clicar para ser redireccionado para a página oficial)

Tipo/Especialidade do restaurante: Português 
Ambiente: Calmo 
Serviço: 4 estrelas 
Decoração: Moderna 
Comida: Top
Preço: 25/30€ pax



Lembrete da origem deste post😊
""É um facto que  adoro comer. E se puder ser num bom restaurante, melhor.
E é que aqui, neste país de ar medieval, nem tudo é mau. Tem, ao contrário,  muitas coisas maravilhosas.
E uma delas são os restaurantes. Boa comida na mesa.
Poderia simplesmente chegar aqui e colocar uma extensa e longa lista de óptimos restaurantes luxemburgueses. Deixem-me corrigir: restaurantes afiliados no Luxemburgo.
Sim, porque o marido já fez um roteiro, nao completo, mas muito extenso e variado. Mas não. Primeiro porque não seria a minha lista. E depois porque não seria a mesma coisa. Refiro-me à opinião crítica.  A minha opinião.  O que o marido gosta eu posso não aprovar....

E restaurantes afiliados no Luxemburgo porquê?
Porque salvo excepção, que os há, todos os que frequentei até ao momento e de todos os que ouço falar maravilhas são de várias nacionalidades, mas poucos ou nenhuns Luxemburgueses .""


Fontes :
Texto e Foto : SandraPereira e google images

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Hospital Público em Luxembourg

Também  já vivi a experiência  de ter que me deslocar a um hospital  público  aqui no Luxemburgo.  E o que posso dizer é que o procedimento  não é muito diferente do de Espanha ( não comparo com Portugal porque há imensos anos que não usufruo dos seus serviços e por isso mesmo não sei como funciona actualmente. )

Etapas e duração de uma consulta de urgências na vila do Luxemburgo:

 1. Em primeiro lugar saber qual o Hospital que está de serviço  ( embora existam vários,  assim como as farmácias também os hospitais tem as chamadas guardas de urgência )
 2. Chegar ao hospital e fazer a pré -inscrição da consulta.
 3. Esperar numa ante-sala de espera improvisada.
 4. Ser chamada para uma pré avaliação por uma enfermeira ( avaliar a tensão arterial, e saber qual o motivo que nos leva ali) sendo-nos colocada uma pulseira antifuga no pulso com os nossos dados.
 5. Ser dirigido para a sala oficial de espera.
 6. Esperar indeterminadamente por ser atendida
 7. Ser finalmente atendida ao fim de 4 horas de espera.
 8. Vale a simpatia e profissionalismo do pessoal médico, não sendo contudo suficiente para colmatar o desesperado processo de espera.

E é assim que se procede para ter acesso a uma consulta de urgência.
Finalmente recebe-se a factura em casa para pagar: 39€.
Também pode ser mais ou menos.  Depende da hora a que for atendida.
Uma vez mais, à semelhança das farmácias também as consultas de urgência funcionam à base de taxas.  Se a consulta for após o horário normal de trabalho, esta será mais cara.
O ponto a favor é que o valor da consulta será reembolsado em 80% pela Caisse Maladie, ( a Segurança Social no Luxemburgo ).

Pode-se dar o caso de eventualmente uma ou outra clínica sem serviço expresso e dedicado à urgência, proceder ao atendimento urgente. Um destes dias tive que ir a uma urgência e fui a uma clínica aqui mesmo ao lado de casa, na qual fui atendida de urgência pelo médico de medicina geral. Nem tudo é mau☺

Já as crianças funciona um pouco diferente. Atendidas num hospital e género diferente do dos adultos. Existem as clínicas e urgências pediátricas com destino exclusivo ao atendimento das crianças,  onde o atendimento é quase imediato (com excepção de algumas urgências nas quais se demora igualmente uma eterniade). O valor da consulta é gratuita.

Fontes:
Texto e fotos: Sandra Pereira

segunda-feira, 15 de junho de 2015

O dia da Mãe [no Luxemburgo ]

O dia da mãe é sempre. É todos os dias. Porém já que existe uma data para comemorá-lo, porque não comememorá-lo duas vezes?
Aqui no Luxemburgo o dia da mãe comemora-se no segundo Domingo do mês de Junho. Assim que ontem foi dia de festa para as mamãs do Luxemburgo.
E para quem é mãe portuguesa esta é a oportunidade de comemorar este dia, duas vezes ao ano.


Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Supermercados no Luxemburgo vs compra mensal

Auchan
Cactus
Delhaize
Cora
Match
Aldi
Lidl
♢...
são só alguns dos mais conhecidos supermercados onde se pode realizar a compra mensal (ou diária,  ou semanal, conforme o critério de cada um) aqui no Luxemburgo.
São cadeias de supermercados comuns, umas maiores que outras, mas onde se pode encontrar os bens essenciais e até outros mais supérfluos para o dia-a-dia. De referir também que uns mais baratos que outros refletindo-se a poupança, por vezes, na qualidade dos produtos.

Seja como for, embora nuns seja uns produtos mais baratos em relação a outros, e dêmos as voltas que dermos não nos livramos de um cabaz de compras  bem mais caro que em Espanha (não posso fazer comparações com Portugal, pois não compro lá pelo menos há 9/10anos). Da mesma maneira que não posso dizer se os produtos portugueses são mais baratos cá do que em Portugal,  como afirma muita gente.


Deixo esta foto com alguns exemplos de produtos portugueses cá e respectivos preços para julgarem por vocês próprios.

De uma maneira geral, os preços não oscilam muito entre os países, (relembro que falo de Espanha nomeadamente Madrid )  sempre e quando não falamos de produtos chave que são eles:
●carne ( preço médio 16€kg)
●peixe (preço médio 20€kg)
●fruta (preço médio 3/4€kg)
●legumes (preço médio 3€kg)
●ovos (1,5€ meia duzia)
●fiambre (preço médio 15€kg)

Também de referir que nem tudo é assim tão linear. Em alguns supermercados é comum encontrar muito boas promoções em quase todos os produtos. À parte de que sempre existem os produtos de marca branca com preços bastante convidativos. Mas lá está.  Depende dos produtos. Porque às vezes a qualidade fica muito, mas mesmo muito aquém....



Mas convenhamos. É normal. Também a média salarial cá é bem mais alta que em Espanha e Portugal.

Seja como for, fica aqui um pequeno alerta/conhecimento para aqueles que estão a pensar neste país, Luxemburgo, como um futuro anfitrião.


Fontes:
Texto e Fotos : Sandra Pereira


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...