Mostrar mensagens com a etiqueta Culinária; A Minha Cozinha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Culinária; A Minha Cozinha. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Papas de Arroz ou Nestum de Arroz, by bimby, ou não


Nesta era do fit e do healty e do saudável e do melhor… a procura por uma alimentação saudável é incansável. Qualquer nova dica, notícia, truque serve de desculpa para partir em busca de novas receitas saudáveis. Mais ainda quando se tem bebés ou crianças pequenas em casa e se quer começar desde cedo nesta saga de “comer bem, comer saudável, desde pequeninos”.

Como já referi num outro post, aqui no Luxemburgo a oferta de papas para bebes é escassa e na sua maioria pouco saudável sendo toda ela carregada do grande inimigo do século: o açúcar.
Contudo, para quem tem uma bimby, |thermomix na maioria dos casos| a tarefa é bastante simplificada. 
Por isso hoje venho falar das papas de arroz. Nestum de arroz, se preferirem. Sei que em Portugal está muito de moda, e, sem contudo ter ainda acesso à tabela nutricional da mesma, para conferir por mim própria os tais benefícios desta maravilha, decidi aderir aos benefícios desta papa maravilhosa para toda a família. Miúdos e graúdos.

Mas como dizia eu, nada melhor que produzir o próprio Nestum em casa, com a certeza de 0 gorduras, açúcares e outros que tais adicionados.

RECEITA

INGREDIENTES:
200grs arroz (mínimo, pode utilizar mais) de preferência basmati

PREPARAÇÃO:
  1. Colocar o arroz no copo e pulverizar 1min/vel 10
  2. Secar: 20min/ 120º/vel 2.
  3. Retirar, deixar arrefecer e guardar num recipiente com tampa hermética.

COMO UTILIZAR:
  1. Colocar 200grs de leite, leite adaptado para a criança, água ou bebida vegetal a gosto no copo.
  2. Juntar 15grs de farinha de arroz
  3. Cozer 8min/90º / vel 2,5
  4. Desfrutar.

Para quem não tem bimby, mas tem a farinha basta juntar num tacho e cozinhar até obter a papa desejada.

Delícia.
Pode comer assim, ou juntar fruta ou outros toppings a gosto.

Das últimas papas juntei kiwi e canela. 




Fontes:
Texto & Fotos: Sandra Pereira

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Bolachas de aveia e fruta para bebés. ..e papás tambem☺

À procura de soluções mais saudáveis e diferentes [ o mercado do bebé não é muito extenso,  pelo menos aqui no Luxemburgo ] parti em busca de receitas saudáveis de bolachas para bebé na net. E encontrei muitas. Umas  bem mais saudáveis do que outras, mas todas elas sempre uma melhor aposta daquelas que se vendem no mercado.
Da maioria das receitas que encontrei havia quase sempre dois ingredientes comuns em todas elas: aveia e fruta.  E estes são, até,  os únicos ingredientes a utilizar numa receita de bolachas realmente saudável.

Daí que a partir de uma receita chave, criei eu as minhas próprias receitas de bolachinhas saudáveis para os meus mais que tudo.

Alguns tópicos importantes e por isso saudável :
☆ Nada de açúcar (acrescentado).  ZERO. (excepto o açúcar natural da fruta e aveia)
☆ Fruta. Muita e variada
☆ Nada de ovos nem farinhas industrializadas.
☆ Flocos de aveia = triturados em farinha - bem mais saudável e com menos calorias e aditivos e conservantes.....
☆ Nada de gorduras ( Manteigas,  óleos,  azeite....)

Receitas:
Sempre na base destes dois ingredientes: fruta e aveia. Poderá ser junto um pouco de água , mas até ao momento ainda não usei. ..

Preparação:
☆ Reduzir os flocos de aveia em farinha ou usar os próprios flocos
☆ Juntar a fruta natural ou cozida
☆ Envolver bem
☆ Fazer pequenas bolachinhas
☆ Levar a cozer ao forno até que fiquem douradas ( +/- 15/20minutos)
☆ Pode juntar toppings a gosto: cacau, frutos secos, sementes...

Eu faço na bimby.
☆Trituro a fruta, (por exemplo 2 bananas) 15segundos vel 4
☆Junto a aveia( 150grs ) e envolvo 10segundos vel 4






E voilá.
Diversificação alimentar.
Mais saudável impossível.




PS . Os meus babys  A D O R A M

P.S.S. Não dão muito trabalho e nem precisam de muito tempo de preparação.

P.S.S.S. Para muitas de vós, poderá ser também um bom investimento a nível de custo/poupança  dado que estas bolachas são super Hiper Mega baratas☺
☆ 100grs aveia (eu uso da marca Quaker ) - 0.55€
☆ 1 banana - 0.19€
☆ 1 maçã - 0.18€

☆TOTAL: 0.93€

Preço médio de um pacote de bolachas para bebé no mercado: 2.00€

O melhor de tudo é mesmo a certeza de serem saudáveis sem conservantes, corantes e sabe-se lá mais o quê.

Fontes :
Texto e Fotos : Mamy BabyG

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Panquecas com recheio de Nutella

Vi esta receita aqui e pensei logo, isto é a cara do my love.
Que bom que Domingo é Dia dos Namorados.  Nada melhor do que começar o dia de forma bem doce e bastante "aNutelada".

Pois que hoje finalmente é o dia e foi assim que o começamos.  Ele pelo menos, que eu estou numa fase que dispenso bem o chocolate.



Feliz dia dos namorados a todos.

Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Panquecas (light) de aveia

As panquecas são daquelas  coisas muito versáteis e práticas de fazer. Quase não dão trabalho nenhum a não ser ter que as cozinhar na frigideira. Mas fazem-se tão rapidamente que a preguiça esvaia-se em segundos.

E digo versáteis, porque depois de uma mini busca na net de uma receita mais light do que aquela que tenho cá em casa, me dei conta que existem dezenas de receitas todas elas diferentes.

Para quem quiser comer a típica e gulosa receita não há dúvidas nos ingredientes: farinha, leite, ovos, manteiga, açúcar.... Mas, para quem quer comer sem sentir pecado, ou pelo menos não tanto, há outras mil possibilidades. Desde farinhas mais leves em calorias à não utilização de ovos  ( substituindo estes pela linhaça ) e também cortar no açúcar e na manteiga, é possível concedermos um pequeno deleite ao corpo .

Foi a pensar nisso que, e baseando-me em outras receitas da net, fiz esta, super boa e gulosa até, mesmo não tendo açúcar ou qualquer outro ingrediente doce  (pelo menos na massa).

☆50grs farinha de aveia( se for para guardar no frigorífico e comer mais tarde ( a aveia incha)
OU
☆100grs farinha de aveia se for para comer logo
☆200ml leite (pode usar-se água em seu lugar)
☆1ovo ( pode-se substituir por linhaça )
☆Raspas de limão qb
☆Canela qb

Envolver tudo muito bem e levar à frigideira a cozinhar de um lado e outro.
Nesta, em lugar da manteiga usei um spray de gordura vegetal  desmoldante (mais prático).

Para quem acha que fica um pouco "sonsa"pode sempre adoçar a massa com mel em lugar do açúcar.

Eu fiz assim e optei antes por adoçá-las posteriormente com um pouco de doce de abóbora e noz (que fiz também  há tempos em modo light [ óptimo , devo dizer] e um pouco de canela.

Estavam óptimas.

PS. O segredo não está só em cortar nos ingredientes gordurosos e muito calóricos,  mas sim em comer com moderação.


Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sumo de limão e gengibre [ e maçã ]

"O gengibre e o limão contém características únicas no combate à gordura."
Li esta frase algures numa revista e pensei:"ora aqui está mais uma maneira de tomar gengibre "

O meu interesse no gengibre nasceu das minhas crises de enxaqueca. De tanta pesquisa feita descobri que o chá de gengibre ajuda nas crises de enxaqueca. Nunca cheguei a experimentar, felizmente, mas desde os últimos episódios que o gengibre faz parte da família.

E um destes dias, nasceu em mim uma vontade urgente de consumir gengibre devido às suas propriedades tão positivas no corpo.
Pedi até  conselhos à minha agente bimby sobre como usar e algumas receitas, porque apesar de querer, eu não sei como o utilizar.

E descobri entretanto esta receita de sumo.
Já fiz e já bebi.
Mas juntei uma maçã.
Zero açúcar. Sou adepta de bebidas sem açúcar. Mas quem não gosta, porque a bebida não é para nada doce, pode acrescentar açúcar.

Ingredientes
●½ limão
●500 ml de água
●1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
●Gelo a gosto
●Folhas de hortelã

Modo de preparação
●Bater todos os ingredientes no liquidificador.( eu usei a bimby )
●Juntar as folhas de hortelã para dar mais sabor e aroma.

Para um sumo melhor, com mais sabor e consistência junto uma maçã.  Também pode juntar ananás por exemplo.

Estas são as palavras de algum nutricionista :
"Como têm diversas propriedades de emagrecimento, o gengibre e o limão são muito eficientes para quem quer perder peso." “Quando combinados, ficam ainda mais poderosos”.




Sendo que, para quem gosta, dado que tanto o limão como o gengibre terem sabores muito fortes e acentuados ( daí eu juntar outra peça de fruta para disfarçar um pouco) não  custa tentar. Se não emagrecermos pelo menos também não engordamos. Sem açúcar,  claro☺

Propriedades do gengibre:
☆Acelera o metabolismo e a queima de calorias
☆Auxilia na perda de peso
☆Melhora o funcionamento do intestino
☆Combate azia, náuseas, vómitos e gases intestinais
☆Aumenta a sensação de saciedade
☆Tem acção anti-inflamatória e combate a celulite



Propriedades do limão
☆Elimina toxinas do organismo
☆É diurético
☆Ajuda a diminuir o excesso de gordura
☆Provoca sensação de saciedade


Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

sábado, 7 de novembro de 2015

Restaurante em Flash: Bistró Podenco, Luxembourg

E o restaurante de hoje é:

Bistró Podenco  (clicar para ser redireccionado para a página oficial)

Tipo/Especialidade do restaurante: Comida espanhola, tapas
Ambiente: Calmo mas lembrando muito Espanha
Serviço: 4☆☆☆☆
Decoração: Antiga, simples, desactualizada mas a tipica espanhola(com o presunto pendurado☺)
Comida: 3,5☆☆☆♢
Preço: 25€paxPreço

Desta vez não tive tempo de tirar foto aos pratos, tal era a fome, mas comemos igual. Tapas: tortilha española,  patatas bravas, croquetas de Jamón  (divinas) e secreto de cerdo ibérico .

Lembrete da origem deste post😊
""É um facto que  adoro comer. E se puder ser num bom restaurante, melhor.
E é que aqui, neste país de ar medieval, nem tudo é mau. Tem, ao contrário,  muitas coisas maravilhosas.
E uma delas são os restaurantes. Boa comida na mesa.
Poderia simplesmente chegar aqui e colocar uma extensa e longa lista de óptimos restaurantes luxemburgueses. Deixem-me corrigir: restaurantes afiliados no Luxemburgo.
Sim, porque o marido já fez um roteiro, não completo, mas muito extenso e variado. Mas não. Primeiro porque não seria a minha lista. E depois porque não seria a mesma coisa. Refiro-me à opinião crítica.  A minha opinião.  O que o marido gosta eu posso não aprovar....

E restaurantes afiliados no Luxemburgo porquê?
Porque salvo excepção, que os há, todos os que frequentei até ao momento e de todos os que ouço falar maravilhas são de várias nacionalidades, mas poucos ou nenhuns Luxemburgueses .""

Fontes : 
Texto e Fotos : Sandra Pereira 

terça-feira, 28 de julho de 2015

Da horta da vizinha, BIO

Uma das coisas boas de viver aqui é que apesar de consumir muito do supermercado, também consumimos muito directamente da horta. Produtos biológicos. Sem publicidade enganosa ☺.
Os nossos vizinhos são muito boa gente, basta dizer que são do Norte☺☺, e a toda a hora nos estão a encher o frigorífico com produtos fresquinhos,  acabadinhos de colher e algumas vezes ainda com vestígios de terra. Ora são alfaces ( e tenrinhas que são ) ora courgettes, outra hora são pepinos, feijão verde, salsa, abóboras, cebolas, tomates, couves....a lista não tem fim. E ovos fresquinhos. E também há fruta. Este ano houve cerejas☺


E mesmo agora acabei de cozer beterraba, também lá da horta, para a salada para acompanhar o jantarinho: patinhas de frango assadas com batata assada.



Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira


sábado, 18 de julho de 2015

Restaurante em Flash: Lisboa II, Luxembourg

E o restaurante de hoje é:

Lisboa II (clicar para ser redireccionado para a página oficial)

Tipo/Especialidade do restaurante: Português 
Ambiente: Calmo 
Serviço: 4 estrelas 
Decoração: Moderna 
Comida: Top
Preço: 25/30€ pax



Lembrete da origem deste post😊
""É um facto que  adoro comer. E se puder ser num bom restaurante, melhor.
E é que aqui, neste país de ar medieval, nem tudo é mau. Tem, ao contrário,  muitas coisas maravilhosas.
E uma delas são os restaurantes. Boa comida na mesa.
Poderia simplesmente chegar aqui e colocar uma extensa e longa lista de óptimos restaurantes luxemburgueses. Deixem-me corrigir: restaurantes afiliados no Luxemburgo.
Sim, porque o marido já fez um roteiro, nao completo, mas muito extenso e variado. Mas não. Primeiro porque não seria a minha lista. E depois porque não seria a mesma coisa. Refiro-me à opinião crítica.  A minha opinião.  O que o marido gosta eu posso não aprovar....

E restaurantes afiliados no Luxemburgo porquê?
Porque salvo excepção, que os há, todos os que frequentei até ao momento e de todos os que ouço falar maravilhas são de várias nacionalidades, mas poucos ou nenhuns Luxemburgueses .""


Fontes :
Texto e Foto : SandraPereira e google images

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Restaurante em Flash: La Belle Pierre, Luxembourg

E o restaurante de hoje é:

La Belle Pierre (clicar para ser redireccionado para a página oficial)

Tipo/Especialidade do restaurante: Português, Italiano e Francês 
Ambiente: Calmo
Serviço: Top.🔝🔝
Decoração: Moderna
Comida: Top. 🔝🔝
Preço: Medio (25€/35€ pax)

Foto by Sandra Pereira 


Foto La Belle Pierre


Lembrete da origem deste post😊
""É um facto que  adoro comer. E se puder ser num bom restaurante, melhor.
E é que aqui, neste país de ar medieval, nem tudo é mau. Tem, ao contrário,  muitas coisas maravilhosas.
E uma delas são os restaurantes. Boa comida na mesa.
Poderia simplesmente chegar aqui e colocar uma extensa e longa lista de óptimos restaurantes luxemburgueses. Deixem-me corrigir: restaurantes afiliados no Luxemburgo.
Sim, porque o marido já fez um roteiro, nao completo, mas muito extenso e variado. Mas não. Primeiro porque não seria a minha lista. E depois porque não seria a mesma coisa. Refiro-me à opinião crítica.  A minha opinião.  O que o marido gosta eu posso não aprovar....

E restaurantes afiliados no Luxemburgo porquê?
Porque salvo excepção, que os há, todos os que frequentei até ao momento e de todos os que ouço falar maravilhas são de várias nacionalidades, mas poucos ou nenhuns Luxemburgueses .""


Fontes :
Texto e Foto : SandraPereira e google images

domingo, 3 de maio de 2015

Restaurante em Flash: Porta Nova, Luxembourg

É um facto que  adoro comer. E se puder ser num bom restaurante, melhor.
E é que aqui, neste país de ar medieval, nem tudo é mau. Tem, ao contrário,  muitas coisas maravilhosas.
E uma delas são os restaurantes. Boa comida na mesa.
Poderia simplesmente chegar aqui e colocar uma extensa e longa lista de óptimos restaurantes luxemburgueses. Deixem-me corrigir: restaurantes afiliados no Luxemburgo.
Sim, porque o marido já fez um roteiro, nao completo, mas muito extenso e variado. Mas não. Primeiro porque não seria a minha lista. E depois porque não seria a mesma coisa. Refiro-me à opinião crítica.  A minha opinião.  O que o marido gosta eu posso não aprovar....

restaurantes afiliados no Luxemburgo porquê?
Porque salvo excepção, que os há, todos os que frequentei até ao momento e de todos os que ouço falar maravilhas são de várias nacionalidades, mas poucos ou nenhuns Luxemburgueses .

E o restaurante de hoje é:

Porta Nova (clicar para ser redireccionado para a página oficial)

Tipo/Especialidade do restaurante: Italiano
Ambiente: Alegre e com música (calma) ao vivo
Serviço: 4 estrelas ( vou acreditar que se não estiverem lotados e com filas de gente para comer, sejam melhores e mais dedicados profissionais neste ponto)
Decoração: Top.🔝🔝 Moderna
Comida: Top. 🔝🔝🔝
Preço: Medio ( 20€ / 30€ pax)

Entrada do restaurante. Bonito piano. Foto by Sandra Pereira

Foto Porta Nova

Fontes :
Texto e Foto : SandraPereira e google images

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Délice Art Café Nutella

Não é só Paris que tem destaque no nosso dia dos namorados.
Nutella é outra das coisas boas da vida, da nossa vida...e dos nossos dias! E quando é personalizada sabe ainda melhor. Eu gosto, mas o meu amor GOSTA, por isso aqui em casa há sempre um pote ou mais, dela.

E aos fins-de-semana é tempo de abusar dela.
De mil formas.
À colher;
Com os dedos;
No pão;
Em waffles, crepes ou panquecas;
Entre beijos;
E porque nao num "Délicie Art Café", Delta claro :)




Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Pudim de Leite Condensado - Receita

Depois de ter feito o Gelado de Oreo, fiquei com meia lata (500gr) de leite condensado sem saber o que fazer com ele. Após uma pesquisa breve na net que me mostrou centenas de doces, decidi-me pelo mais fácil, com pouco trabalho e nada de "malabarismos" culinários (isto porque vi umas receitas verdadeiramente deliciosas, mas que se me decidisse por elas, só a manhã por esta hora é que saia da cozinha) .

And the winner is: Pudim de Leite Condensado
Fácil fácil, rápido e sem sujar muita louça.

Ingredientes:

  • Meia lata de leite condensado (500gr)
  • Metade dessa meia lata de leite condensado de leite normal (250ml de leite)
  • 2 ovos

Modo de Preparação:

  • Juntar todos os ingredientes num copo liquidificador
  • Bater
  • Colocar caramelo numa forma de bolos
  • Juntar o preparado anterior.
  • Colocar em banho maria no forno
  • 25m e pronto.
Deixar arrefecer e só depois desenformar.

Não é aquele doce de guauuu...mas não deixa de ser um doce ☺

Boas receitas!!



Fontes:
Texto e Fotos: Sandra Pereira


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Gelado de Oreo - Receita

Tenho um amigo que está quase a fazer anos...
E não sei se é para festejar o seu aniversário, ou se é porque de cada vez que estamos juntos (que é quase sempre em época de festas) me fala do seu doce preferido, mas a verdade é que dou comigo a fazer o Gelado de Oreo sempre na mesma altura!!! E é porque o ano tem 365 dias, 12 meses, Primavera, Verão...mas eu sempre faço este doce em pleno Inverno (Janeiro) e sempre por causa dele (o amigo). 

Seja como for, porque motivo for, (sendo que de todos os modos a culpa é dele ☻)  as consequências deste acto raro são hiper gulosas. E por ti e para ti ( amigo) vai mais uma tacinha.

E passo a descrever esta gulosa e simples Receita:

Ingredientes: 
  • 2 pacotes de natas: 400ml
  • 1 lata (das pequenas) de leite condensado ( mais que isso fica muito doce e enjoativo, mas há gostos para todos os gostos ☺)
  • 2 pacotes de bolacha Oreo
Modo de preparação:
  • Esmagar as bolachas ( eu gosto delas totalmente esmagadas, mas há quem prefira encontrar pedacinhos)
  • Bater as Natas
  • Juntar o leite condensado e envolver
  • Juntar as bolachas esmagadas e envolver tudo
  • Colocar no congelador
  • Quem preferir pode colocar no frigorifico
Aqui em casa preferimos em modo gelado.
É óptimo.



Fontes: 
Texto e Fotos: Sandra Pereira


domingo, 8 de dezembro de 2013

Fim-de-semana culinário

Este fim-de semana foi sem dúvida de inspiração culinária, com a confecção de três receitas novas e extraordináriamente boas!
Resumidamente cozinha gourmet.

Para ver as receitas:
Saquitos de morcilla y pera con salsa de col, AQUI,
Coulant de chocolate, AQUI
Rollo de carne y champinones con frutos secos, AQUI.

"Saquitos de morcilla y pera con salsa de col"

vendavalsentimentos.blogspot.com



" Coulant de chocolate"

vendavalsentimentos.blogspot.com


"Rollo de carne y champiñones con frutos secos"

vendavalsentimentos.blogspot.com



Fontes:
Texto e Fotos: Sandra Pereira

Rollo de carne y champiñones con frutos secos - Receita

E esta foi a  receita de hoje ao almoço: "Rollo de carne y champiñones con frutos secos".

Em português, e a minha receita: Rolo de carne e cogumelos com frutos secos.

Para a receita original, aceder AQUI.
A minha receita, a seguir:

Ingredientes:

  • Nozes
  • Passas
  • Cogumelos
  • 400gr de carne picada
  • Mostarza
  • Bacon em troços
  • 2 ovos
  • Pasta brick
  • Sal e pimenta a gosto
Modo de preparação:

Juntar todos os ingredientes numa taça até formar uma massa homogénea.
Envolver bem.

Estender a pasta brick e colocar o preparado anterior formando um rolo.
Tapar com a pasta.
Levar ao forno por 30m

E pronto a comer.
Eu servi com esparguete de manteiga.
Estava delicioso.



Fontes:
Texto e Fotos: Sandra Pereira

Coulant de Chocolate (Petit Gataeux de chocolat) - Receita

E esta, além de morangos (adoro morangos) foi a sobremesa do nosso jantar de sábado á noite. Aqui por casa já tivemos o prazer de comer muitas vezes este tipo de doce, que industrializados, e comprados em Portugal (no supermercado Modelo) se chama: Petit gateux de chocolat.

Não encontrando por aqui, nada igual, e dado que tinha a receita mesmo aqui à frente dos olhos, e já a andava a namorar há um bom par de semanas, ontem não me resisti mais e pûs mãos à obra.

Ingredientes:

  • 150gr. de chocolate negro 
  • 50gr de manteiga
  • 3 ovos
  • 1 colher de farinha
  • 80 gr de açúcar
  • Manteiga e farinha para os moldes.
Modo de preparação:

Fundir 100gr de chocolate com a manteiga ( em banho maria, ou no microondas)
Bater os ovos com o açúcar.
Juntar a farinha.
Juntar o chocolate fundido com a manteiga.
Mexer bem.

Untar as formas com manteiga e farinha.
Deitar o preparado anterior nas formas (até 1/3).
Dos restantes 50gr. dechocolate, parti-lo em troços e colocar no centro do molde em cima do preparado.
Tapar com o restante preparado.
levar ao forno por 12 mim a 200*

Retirar do forno.
Desenformar.
Colocar no prato. 
Decorar a gosto.
E saborear.


A receita original AQUI.

vendavalsentimentos.blogspot.com.e


Fontes:
Texto e fotos: Sandra Pereira

Saquitos de morcilla y pera con salsa de col - Receita

A receita original pode ser retirada daqui.

Entretanto apresento a minha receita, que segundo a minha maneira  de cozinhar, terá que ter um novo nome, e em português, algo assim como:

Saquinhos de morcela e legumes com maça e creme de couve-flor.

Ingredientes:

  • Legumes variados
  • Metade de uma morcela de burgos
  • 1 maça
  • Pasta brick (também conhecida como masa de hilo)
  • azeite, sal e pimenta
  • 1 cebola média
  • Couve flor
  • Leite ou natas
Modo de preparação:

O recheio:
Saltear os legumes num fio de azeite,
Depois de salteados, juntar a morcela e deixar cozinhar alguns minutos.
Salpimentar a gosto
Reservar e esfriar

Depois de frio, estender a pasta brick e rechear cm pequenas quantidades do preparado anterior, atar com corda de cozinha e levar ao forno por 10mina 190*.

O creme de couve flor:
Cozer a couve flor.
Saltear num pouco de aeite juntamente com a cebola picada.
Salpimentar a gosto.
Traçar/Passar com a batedeira até ficar um creme cremoso sem grumos.

Servir num prato, um pouco do creme e colocar os saquinhos recém horneados.
Bom apetite!



endavalsentimentos.blogspot.com


Fontes:
Texto e fotos: Sandra Pereira

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Lentilhas com chouriço, Murcela de Arroz e Almondegas de espinafres

Sou como uma criança mimada e "engulusada" (não sei se esta palavra existe). O facto é que ontem vi um prato, foto e receita, que me deixou com água na boca. Pensei logo: Amanhã vou fazer isto!! E assim foi.
Claro, que como sempre, não fiz a receita integral, adaptando-a a mim, às pessoas que vivemos cá em casa, e à minha cozinha. Também não sei como saberá o prato orginal, o facto é que a minha receita estava D.I.V.I.N.A.L. Simplesmente deliciosa. Nham, nham. De lamber os dedos. E segundo o marido, impossivel de melhorar, embora aqui eu discorde com ele, e acho que posso sempre fazer melhor da próxima vez.

Seja como for, deixo aqui a receita, a minha, para o caso de se deliciarem com o simples olhar para a foto:

Ingredientes:

  • 400grs de lentilhas (Lentejas) = pode ser um frascinho daqueles em que já vem cozinhadas
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • Azeite
  • 2 cenouras
  • Metade de uma murcela de arroz (murcilla de burgos)
  • Espinafres
  • 100grs de Quejo ralado
  • 1 ovo
  • Polpa de tomate
Modo de preparação:
Cortar as cenouras aos quadradinhos;
Cortar os alhos às rodelas finihinhas;
Cortar o chouriço aos quadradinhos.

As lentilhas:
Numa sertã grande, colocar o azeite, as cenouras e os alhos. Deixar fritar, sem tostar.
Quando estiverem cozinhadas as cenouras, colocar o chouriço e deixar cozinhar bem. 
Juntar as lentejas. Acrescentar um bocadinho de água.
Deixar cozinhar alguns minutos.
No final, juntar um bocadinho de polpa de tomate, para dar um sabor especial e deixar cozinhar 3min, aproximadamente.

Os espinafres:
Depois de cozidos e espremidos ao máximo possivel (o objectivo é que tenham a menor quantidade possivel de água), cortá-los um pouco.
Colocar numa taça grande.
Juntar o ovo batido juntamente com  queijo ralado.
Envolver bem.
Fazer "almôndegas".
Colocar a fritar em bastante azeite e bem quente.

A murcela:
Cortar em rodelas medianas.
Tostar bem de ambos os lados, em um pouco de azeite bem quente.

E agora deixo-vos com a foto:



Para o caso de quererem fazer a receita original: deixo aqui o link da receita, e aqui a página do Karlos Arguiñano  (facebook) que é quem me inspira em muitas das minhas receitas, incluida esta.

Fontes:
Texto e Fotos: Sandra Pereira

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Moqueca de Camarão e Pescada

Não se pode avaliar muito bem pela foto, a delícia deste prato. Contudo, posso garantir, que ainda que adulterada ( receita adaptada a mim e à minha cozinha, se querem a original, terão que procurar noutro sítio), esta refeição é óptima.

Nome: Moqueca de Camarão e Pescada

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 4 rodelas de pescada
  • 300grs de Camarão grande
  • Batatas aos cubos
  • Azeite
  • 1 Knorr de Marisco
  • 1 Cebola média
  • 4 Dentes de Alhos
  • 1 ou 2 Pacotes de Natas (a quantidade dos pacotes, depende da quantidade das batatas que colocar. o segredo está em ficar um molho líquido e não pastoso)
  • Leite
  • Ou em lugar das natas e do Leite, uma lata de Leite de Coco
  • Coentros picados
  • Sal e pimenta q.b
Modo de Preparação:

Como disse atrás, esta receita é adaptada a mim e às pessoas que vivemos cá em casa☺
De referir que a receita original é ÓPTIMA, mas eu como sempre, dei o meu toque...

Descascar as batatas, cotar aos cubos e fritar.
Retirar e reservar.

Cozinhar ao mesmo tempo:

Picar a cebola e os alhos, e colocar numa frigideira com azeite.
Refogar e colocar o Knorr de Marisco.
Colocar os camarões e cozinhar bem de ambos os lados.
Depois colocar as rodelas da pescada e cozinhar bem de ambos os lados.
Quando estiver tudo bem cozinhado, acrescenta-seo leite e deixa-se cozinhar alguns minutos.
Acrescentar as natas envolvidas com os coentros.
Deixar cozinhar novamente alguns minutos (poucos, o truque consiste en cozinhar alguns segundos, para que não fique empapado)
Juntar as batatas fritas e envolver (tenha em conta que as batatas absorvem as natas, por isso deite 1 ou 2 pacotes de natas, de modo a que fique com molho).

E voilá. Pronto a comer.


 
Sandra Pereira - http://vendavalsentimentos.blogspot.com

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Tiramisú Receita

Há um par de dias que me apetecia muiiitooo comer tiramisú.
Problema resolvido.

Receita

Ingredientes:
  • 400grs biscoitos Palitos la Reine
  • 500grs queijo mascarpone
  • 2 claras de ovos
  • 4 gemas de ovos
  • 100 grs açúcar
  • 200 ml de café
  • 200grs de chocolate de culinária
Modo de preparar:
  • Bater as 2 claras de ovos en castelo
  • Numa taça colocar as gemas e o açúcar, mexer bem e juntar pouco a pouco o mascarpone, envolver bem e finalmente juntar as claras batidas
  • Num pirex, colocar os palitos la reine embebidos em café e cubrir com a pasta preparada previamente. 
  • Espolvorear com chocolate e repetir o processo anterior.
  • Colocar no frigorífico, mínimo 5 horas, embora o ideal, para quem resistir, deja deixar reposar de um dia para o outro.
Sandra Pereira - www.vendavalsentimentos.blogspot.com

Fontes:
Texto e Fotos: Sandra Pereira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...