Indice

sábado, 11 de novembro de 2017

Elevador Panorâmico do Luxemburgo

Num bonito dia de Sol, a vista é, não soberba, mas sim algo bastante apreciável.
Num dia cinzento e nevado imagino que seja brutal. Imagino apenas, porque ainda não tive oportunidade de apreciar uma vista assim, embora este elevador tenha sido inaugurado em Julho de 2016.

À parte de uma atracção turística, este elevador é de grande utilidade para os moradores locais. É sem dúvida uma forma fácil e rápida dos mesmos de deslocarem da parte baixa para a parte alta da cidade de Luxemburgo. É acima de tudo um método fantástico para quem usa bicicletas, carrinhos de bebés, ou sofra de alguma deficiência móvel.
Tem uma altura de 60mts, sendo que o trajecto de descida/subida se realiza em apenas 30 segundos. Mais rápido é difícil.

E deslocar-se da parte baixa para a alta, porquê? Porque, para quem não conhece Luxemburgo, esta é uma cidade bastante pitoresca, sendo que entre montes e pequenas montanhas, é onde ela está “instalada” . Claro que existem outros acessos, que ligam ambas as partes da cidade, porém no local onde foi construído, o acesso ao centro da vila nova, não poderia ser melhor e mais centralizado. A um passinho de transportes públicos, ou para quem prefere ir andando, a menos de 500mts da área de comércio local. Fantástico.

Mas e a vista? Se vierem por cá, já sabem.

Contudo, o ponto alto, para mim, é mesmo o solo em vidro. Não aconselhado a quem sofre de vertigens, embora sejam só uns míseros 60mts de altura.





Fontes:
Texto: Sandra Pereira
Fotos: Pinterest