domingo, 18 de outubro de 2015

Médico de Família no Luxemburgo

Aqui não é como em Portugal....ou Espanha.
Aqui é diferente. Pelo menos funciona de maneira diferente.

Como? Em que sentido?

Aqui não existem os denominados "centros de saúde".

E o Médico de família? - Sim. Existe.

Como?
☆ Os médicos têm consultório, que pode estar situado em qualquer parte, inclusivé na própria residência do médico, ou em algum local em comum com outros médicos.
☆ Para conseguir um médico de família ,  marca-se uma consulta com um médico à escolha e pede-se-lhe se pode ser nosso médico. Há médicos que já não aceita mais pacientes.
☆ A consulta decorre de forma normal. O consultório está mobilado com o essencial a uma consulta de rotina.
☆ Se houver necessidade o médico reencaminha o paciente para o especialista.
☆ Igualmente pede análises que são feitas num laboratório próprio,  dos muitos espalhados por todo o Luxemburgo, sendo que estas são totalmente grátis,  sempre e quando esteja inscrito na Caisse Maladie, caso contrário terá que pagar o valor total da factura que depressa ascende a um valor mínimo de 100€!!!
☆ Em alguns casos os médicos ainda se deslocam à casa do paciente se este assim o desejar.
☆ No final da consulta é pago o valor da mesma ao próprio médico de família.  Valor que anda na média dos 40€.
☆ Com a maior brevidade possível deve-se enviar a factura do médico para a Caisse Maladie ( Segurança Social ) a qual nos devolve uma média de 80% do valor pago pela consulta.
☆ O médico de família,  tem dias próprios para atendimento de consultas normais, assim como dias para consultas de urgência ou não.  Para estas últimas basta aparecer no consultório e é-se atendido por ordem de chegada.


Ponto importante:
É necessário / aconselhável ter o número de segurança social (Caisse Maladie ) caso contrário o médico até o pode atender, mas a consulta pode sair bem mais cara e sem qualquer tipo de reembolso!



Fontes:
Texto : SandraPereira
Foto : Google images
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...