quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Clima, temperaturas....No Luxemburgo

O clima é algo muito ingrato de falar aqui, por mim, que estou por cá há apenas 1 ano e alguns meses, mas ainda assim insuficiente.
Contudo posso, pelo menos falar deste último ano que passou. Até porque salvo algumas excepções, de resto,  o clima não é tema muito divergente em relação a este meu último e primeiro ano por cá.

PS. Estou cá há 1 ano, mas já tenho registo de 2 Primaveras, 2 Verões e já estou a caminho de 2 Outonos.

A Primavera
Quando cá cheguei, a 30 de Março de 2014, já era Primavera.  Confesso que vinha preparada para me enfrentar com um duro frio e até umas caídas de neve. Contudo não foi nada disso que me aconteceu! O Luxemburgo deu-me as boas-vindas com Sol. Um Sol maravilhoso. Não queimava nada, mas era Sol e isso para mim era suficiente.
Recordo-me bem das minhas primeiras 2 semanas por cá,  e apesar da minha temperatura corporal estar um pouco "avariada" (estava gravidíssima do meu Rei, contudo tenham em conta que a temperatura de uma grávida está apenas  1 ou 2 graus acima da média dita normal), posso dizer que o frio para o qual vinha preparada , esse não o encontrei. Foi um mês de Abril com uma temperatura amena, muito Sol e isso sim, muitos dias de chuva também.  MAS, sim, há um Mas, isso não quer dizer que há noite esse tal frio não aparecesse.  De facto as noites aqui já seja em que altura do ano estejamos, por norma são noites geladas.



Resumindo e tendo em conta as minhas duas Primaveras por cá:
☆ dias de muito Sol, este ano houve até uma  pequena vaga de calor na Primavera
☆ temperaturas médias: min:4° vs max:19°
☆dá para em alguns dias sair à rua de manga curta
☆dias de chuva
☆dias frios

O Verão 
O Verao, apesar de não ser como em Portugal e Espanha, quase que não lhes fica atrás. Garanto até que nos dias de calor à séria,  é um verão mais insuportável do que na Península ibérica. Porquê? Simplesmente porque o clima aqui é mais húmido, sendo que num dia de calor a sério,  é normal ficarmos todos "pegajosos", com a roupa colada ao corpo. Usar calças pode ser mesmo um pesadelo, num dia quente de Verão. E isto tendo em conta que a temperatura mais alta que por cá fez, foram uns míseros 36°. Agora imaginem se por cá fizessem os 40°graus normais do Alentejo!!!

Resumindo:
☆Verões relativamente muito quentes
☆verão 2015 mais quente que 2014
☆dias de muito Sol mas também alguns dias cinzentos e alguns de chuva
☆um ou outro dia com necessidade de um abrigo mais quente
☆Temperaturas médias: mínima: 10° vs máxima 26°



O Outono
Por cá apesar de não haver tantos dias de Sol, este também nos concede o ar de sua graça. Tanto no ano passado como este ano (de momento assim estamos) tivemos muitos dias de Sol durante esta estação que tanto gosto. Por vezes com mais vento e frio, mas ainda o sol com força suficiente para nos aquecer o corpo nestes dias de luz bonita mas com menos duração (por volta das 19 horas o Sol já se escondeu). Novembro traz com ele um Outono bem mais frio e fresco. A mesma humidade que faz as roupas colarem-se ao corpo de Verão, deixa-as frias e húmidas nestes dias frescos de Outono. Um casaco quentinho acompanhado de um cachecol sabe muitooooo bem.

Resumindo:
☆Alguns dias de Sol
☆Muitos dias cinzentos
☆Alguns dias de chuva
☆Muitos dias de frio ( em Novembro as temperaturas baixam bastante)
Temperaturas médias : mínima 5° vs máxima 10°

Remich 18-10-2014


O Inverno
Esta estação é das que deveria ser mais mágica aqui neste país.  E digo isto porque deveria nevar o Inverno inteiro deixando uma paisagem branca e fofa para nos divertirmos nas tardes "boas" de Inverno. Mas não é bem assim!!
Quando contámos aos amigos e familiares que vínhamos para cá,  uma das conversas de todos eles era o frio  supostamente insuportável que viríamos aqui a passar. Contudo, não querendo desanimar ninguém, isso não aconteceu tal qual. Sem sombra de dúvidas que aqui o Inverno é bem mais frio, mas nada de exagerado e nada que não se possa suportar. Tenham em conta que saio todos os dias à rua com a Nara, a nossa golden, e salvo um ou outro dia, aguentamos bem o frio. Curiosamente, nos poucos dias de neve que por cá fizeram a temperatura é bem mais fácil de suportar do que num dia normal de frio sem neve.
E sim. No dia a seguir ao Natal nevou aqui pela nossa primeira vez, à séria! !! Com muita neve acumulada que deu para a família inteira se divertir, Nara incluída ☺.

Também é certo que se viermos à rua em plena madrugada o melhor é fazê-lo muito bem agasalhado porque é normal que uma ou outra vez nos enfrentemos com temperaturas negativas tais como -10°, que se não me equívoco foi o máximo que fez este Inverno que passou.  Mas volto a frisar, temperaturas madrugadoras.



Resumindo :
☆Inverno muito frio
☆Pouquíssimos dias de Sol
☆Muitos dias de chuva
☆Muitos dias cinzentos e de nevoeiro
☆Sair bem agasalhado à rua
☆Temperatura médias: mínima: 2° vs máxima: 7°

É Bom Saber:
Aqui, andar agasalhado, não significa usar camisola interior, blusa e camisola de lã, terminando com casacão!  NÃO.
Andar agasalhado aqui, significa uma ou duas peças de roupa (por exemplo blusa, que pode até ser de manga curta, e um gillet,  e depois então um bom casaco de sair à rua.
Porquê?
Porque aqui todo e qualquer local, seja público ou particular está "munido" de aquecimento central. E não é um aquecimento qualquer...é um aquecimento que por vezes se torna insuportável estar vestido com um simples casaquinho de lã....

Também é bom saber que aqui a chuva é mesmo à filme!!
Sabem aquelas cenas românticas em que ela sai porta fora e ele vai a correr atrás dela e em menos de nada estão os dois encharcados, pingando literalmente??? Sim. Não são os bombeiros a atirar água!  É mesmo chuva caída do céu.
E já agora experimentem também sair à rua com ameaça de neve e vai que ela cai mesmo...quando entram em casa parecem o pai Natal senão  sacodem a neve à porta antes de entrarem em casa☺☺

Outra coisa que convém saber, é que apesar de tudo, seja que estação seja, (com prevalência  para Outono/Inverno) aqui é super normal "cruzarmo-nos" com dias cinzentos. Zero Sol. E isto pode-se tornar mesmo muito aborrecido e ingrato para os amantes do Sol. E não falo de 1 dia. Falo de dias inteiros seguidos, uns atrás dos outros...

Para quaisquer consultas de temperatura, nomeadamente o histórico das temperaturas feitas aqui no Luxemburgo podem consultar esta página AQUI e confirmar aquilo que falo lá atrás ☺

Fontes :
Texto e Fotos : Sandra Pereira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...