quinta-feira, 16 de julho de 2015

Hospital Público em Luxembourg

Também  já vivi a experiência  de ter que me deslocar a um hospital  público  aqui no Luxemburgo.  E o que posso dizer é que o procedimento  não é muito diferente do de Espanha ( não comparo com Portugal porque há imensos anos que não usufruo dos seus serviços e por isso mesmo não sei como funciona actualmente. )

Etapas e duração de uma consulta de urgências na vila do Luxemburgo:

 1. Em primeiro lugar saber qual o Hospital que está de serviço  ( embora existam vários,  assim como as farmácias também os hospitais tem as chamadas guardas de urgência )
 2. Chegar ao hospital e fazer a pré -inscrição da consulta.
 3. Esperar numa ante-sala de espera improvisada.
 4. Ser chamada para uma pré avaliação por uma enfermeira ( avaliar a tensão arterial, e saber qual o motivo que nos leva ali) sendo-nos colocada uma pulseira antifuga no pulso com os nossos dados.
 5. Ser dirigido para a sala oficial de espera.
 6. Esperar indeterminadamente por ser atendida
 7. Ser finalmente atendida ao fim de 4 horas de espera.
 8. Vale a simpatia e profissionalismo do pessoal médico, não sendo contudo suficiente para colmatar o desesperado processo de espera.

E é assim que se procede para ter acesso a uma consulta de urgência.
Finalmente recebe-se a factura em casa para pagar: 39€.
Também pode ser mais ou menos.  Depende da hora a que for atendida.
Uma vez mais, à semelhança das farmácias também as consultas de urgência funcionam à base de taxas.  Se a consulta for após o horário normal de trabalho, esta será mais cara.
O ponto a favor é que o valor da consulta será reembolsado em 80% pela Caisse Maladie, ( a Segurança Social no Luxemburgo ).

Pode-se dar o caso de eventualmente uma ou outra clínica sem serviço expresso e dedicado à urgência, proceder ao atendimento urgente. Um destes dias tive que ir a uma urgência e fui a uma clínica aqui mesmo ao lado de casa, na qual fui atendida de urgência pelo médico de medicina geral. Nem tudo é mau☺

Já as crianças funciona um pouco diferente. Atendidas num hospital e género diferente do dos adultos. Existem as clínicas e urgências pediátricas com destino exclusivo ao atendimento das crianças,  onde o atendimento é quase imediato (com excepção de algumas urgências nas quais se demora igualmente uma eterniade). O valor da consulta é gratuita.

Fontes:
Texto e fotos: Sandra Pereira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...