terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Lentilhas com chouriço, Murcela de Arroz e Almondegas de espinafres

Sou como uma criança mimada e "engulusada" (não sei se esta palavra existe). O facto é que ontem vi um prato, foto e receita, que me deixou com água na boca. Pensei logo: Amanhã vou fazer isto!! E assim foi.
Claro, que como sempre, não fiz a receita integral, adaptando-a a mim, às pessoas que vivemos cá em casa, e à minha cozinha. Também não sei como saberá o prato orginal, o facto é que a minha receita estava D.I.V.I.N.A.L. Simplesmente deliciosa. Nham, nham. De lamber os dedos. E segundo o marido, impossivel de melhorar, embora aqui eu discorde com ele, e acho que posso sempre fazer melhor da próxima vez.

Seja como for, deixo aqui a receita, a minha, para o caso de se deliciarem com o simples olhar para a foto:

Ingredientes:

  • 400grs de lentilhas (Lentejas) = pode ser um frascinho daqueles em que já vem cozinhadas
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • Azeite
  • 2 cenouras
  • Metade de uma murcela de arroz (murcilla de burgos)
  • Espinafres
  • 100grs de Quejo ralado
  • 1 ovo
  • Polpa de tomate
Modo de preparação:
Cortar as cenouras aos quadradinhos;
Cortar os alhos às rodelas finihinhas;
Cortar o chouriço aos quadradinhos.

As lentilhas:
Numa sertã grande, colocar o azeite, as cenouras e os alhos. Deixar fritar, sem tostar.
Quando estiverem cozinhadas as cenouras, colocar o chouriço e deixar cozinhar bem. 
Juntar as lentejas. Acrescentar um bocadinho de água.
Deixar cozinhar alguns minutos.
No final, juntar um bocadinho de polpa de tomate, para dar um sabor especial e deixar cozinhar 3min, aproximadamente.

Os espinafres:
Depois de cozidos e espremidos ao máximo possivel (o objectivo é que tenham a menor quantidade possivel de água), cortá-los um pouco.
Colocar numa taça grande.
Juntar o ovo batido juntamente com  queijo ralado.
Envolver bem.
Fazer "almôndegas".
Colocar a fritar em bastante azeite e bem quente.

A murcela:
Cortar em rodelas medianas.
Tostar bem de ambos os lados, em um pouco de azeite bem quente.

E agora deixo-vos com a foto:



Para o caso de quererem fazer a receita original: deixo aqui o link da receita, e aqui a página do Karlos Arguiñano  (facebook) que é quem me inspira em muitas das minhas receitas, incluida esta.

Fontes:
Texto e Fotos: Sandra Pereira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...