terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Delicatassen MM

Gosto muito de ir ao MM (Mercado de San Miguel, em Madrid).

Gosto porque não vou todos os dias.
Mas talvez se fosse, dependendo da óptica, talvez também não desgostasse, ou não enjoasse como penso que aconteceria.

Digo que gosto, porque o MM, apesar da sua rotina e dos seus cheiros típicos, é um antioxidante, e antidepressivo, para a vista por si só. Pode isto ser dito assim?? Não importa. Para mim é assim!!
De cada vez que vou, apesar do ambiente ser sempre o mesmo, s u f o c o não gosto nada de me sentir sufocada, e anda que o MM é bem arejado, paira no ar uma curiosidade para saber porque está sempre tão sufocado (embora já saiba a resposta)!

E a resposta é óbvia. A resposta está na resposta automática dos nossos 5 sentidos: cheiro, audição, olhar,tacto e gosto.

É impossível ir ao MM e não ter esta sequência de sentidos (tal qual a ordem descrita). É uma sequência automática, e ainda que nem sempre seja tida em regra ( afinal é um mercadito delicatassen e não podes ir todos os dias a desfrutar como se não houvesse amanhã) os 3 primeiros, esses sim, "trabalham".

Passo a descrever:

Cheiro: Ainda vamos na rua e já somos assaltados por cheiros de todo o tipo.
Audição: Todos sabemos que o timbre de voz do espanhol é exagerado!, agora juntem a este, o tom de voz de turistas extasiados e felizes, e com umas gramitas de álcool a mais...mas que isto não saia daqui.
Olhar: Quando por fim conseguimos (já tinha dito que o MM é um sufoco) ver alguma coisa, os pés param-se-nos automáticamente. Nem para trás, nem para a frente. Primeiro precisas de associar o que estás a ver e depois então de dizeres ao teu cérebro, calma...já comemos!
Tacto: O cérebro já associou e o nosso estômago também. E pede a gritos, ! Não tem como renunciar.
Gosto: Finalmente o grande guerreiro está saciado. Amén.

Somos afrontados com todo o tipo de delicatassens ou gourmesisses, como quiserem chamar. Desde os melhores alimentos até ás bebidas dos Deuses. Pratos confeccionados e outros crus. Bancas de carne, de peixe de frutas e legumes, de bacalhau, de cozinhados tão tíicos espanhóis, de doces que fazem salivar, de outras guloseimas que fazem o teu sangue pedir por açúcar...bebidas de cores e aparências que fazem os Marcianos querer viver neste planeta...enfim, um rol de gourmesisses que não é para todos os dias, pelo menos não para os que pertencemos à classe operária e vivemos de um miserável rendimento.

Contudo, uma vez por outra o MM é um destino obrigatório. E ai do turista que se atreva a vir a Madrid e não passeie os seus lindos olhos pelo mercado.

Sandra Pereira - www.vendavalsentimentos.blogspot.com


Sandra Pereira - www.vendavalsentimentos.blogspot.com


Sandra Pereira - www.vendavalsentimentos.blogspot.com

Sandra Pereira - www.vendavalsentimentos.blogspot.com

Fontes:
Texto e Fotos: Sandra Pereira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...