quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Quero ficar grávida! Qual o meu período fértil?"


O que é o meu período fértil?

Quiero quedarme embarazada, ¿cuáles son mis días fértiles?
 O período fértil de uma mulher é o tempo em que existe a maior probabilidade que as relações coitais acabem em gravidez. Ou seja é o momento que que o óvulo madurou e sai dos ovários, pronto a ser fecundado (ou não).

 Qual a duração do período fértil?

 O período fértil pode durar entre 3 (três) e 5 (cinco) dias. Há que ter em conta que a sua duração depende da sobrevivência do óvulo (que pode sobreviver 24horas) bem como da sobrevivência e capacidade de fecundação dos espermatozóides (estes sobrevivem em média entre 2 e 5 dias).

 Como calculo o meu período fértil?

Para calculá-lo é necessário saber quanto dura o ciclo menstrual: tempo entre dois periodos mentruais consecutivos.
O ciclo menstrual tem início no primeiro dia do período e termina no dia anterior á seguinte menstruação.
Cada ciclo tem uma duração média de 28 dias, ainda que possam existir variações entre os 21 e os 35 dias.
Consideram-se ciclos regulares, quando o período mentrual, acontece em intervalos de tempo mais ou menos fixos (28 dias), ainda que possam ser a cada 26, 30, 32...dias. Não tem que ser obrigatoriamente a cada 28 dias.

Significa então que a ovulação acontece no 14 dia??

São muitas as mulheres que acreditam que a ovulação acontece no 14 dia do mês. Contudo não é sempre assim, dado que o dia da ovulação varia em função da duração do ciclo menstrual. Portanto, para calcular os dias férteis, deve conhecer a duração do seu ciclo menstrual bem como a sua regularidade.
 

As duas fases do ciclo menstrual...

 A primeira parte do ciclo ou fase pré-ovulatória, inicia no primeiro dia da menstruação e termina com a ovulação. A sua duração é variável.
A  segunda fase do ciclo ou fase post-ovulatória: tem inicio depois da ovulacão até ao dia anterior á seguinte menstruação. Esta fase pode ter una duração constante entre 12 e 16 dias.
A duração da primeira fase, ao não ser tão exacta é a que explica que algumas mulheres tenham ciclos mais largos ou mais curtos, tomando como referencia os ciclos mais frequentes de 28 dias de duração.



Ciclos curtos, largos e irregulares


Tendo em conta que a segunda fase do ciclo dura entre 12 e 16 dias, só terá que restar (subtrair) entre12 e 16 dias á sua próxima menstruação.
Por exemplo:
Se vai ficar menstruada no dia 30 de Abril, os seus dias fértis serão de 14 a 18 de Abril, tendo em conta que a vida do óvulo é de 24 horas e que a sobrevivência dos espermatozóides umas 72 horas. Sempre que os seus ciclos sejam regulares ainda que não sejam de 28  dias, o cálculo é o mesmo.
Situação de ciclos curtos. Por exemplo, um ciclo de 23 dias: é fácil que se produza a ovulação, o día 9 ou 10 do ciclo, pelo que os dias mais ferteis estarão compreendidos entre o 7 e 11 dias do ciclo.
Ciclos largos.Se os seus ciclos são de 35 dias a ovulação terá lugar em torno do dia 21 do ciclo pelo que o periodo de maior fertilidade será entre os dias 19 e 23 do ciclo. 
Ciclos irregulares.  São considerados ciclos irregulares quando estes não siguem um padrão e ocorrem em intervalos variaveis. Nestes casos não é tão fácil calcular quando tem lugar a ovulação sendo aconselhavel fazer um estudo analítico para comprovar se as hormonas sexuais se produzem correctamente.
 

 

Otros métodos de calcular o seu período fértil

Medição  da  temperatura corporal


A temperatura corporal devera ser medida pela manhã ao acordar, antes de se levantar da cama e sempre na mesma zona: boca, axila ou ânus.
É aconselhável que seja medida no ânus, por uma questão de exactitude.

Notará que a sua temperatura é mais elevada nos dias de ovulação, e portanto serão estes os dias concretos para a concepçao de bebé.
 

                     
Medición de la temperatura basal

 Observação de corrimento vaginal

 O corrimento vaginal, é o fluxo que sai pela vagina durante os días fértis, e apresenta umas características que facilitam a sobrevivencia dos espermatozóides. No entanto estas secreções, são algo variáveis em cada mulher.
Existem mulheres que têm uma grande quantidade de fluxo durante o ciclo e outras apenas o notam e quando acontece é exactamente na fase de ovulação.

dolor de pecho u ovarios

 Outros sintomas, como dor do peito e ovários

 
 
Existem otros síntomas que poden advertir a ovulação, entre eles, a sensibilidad no peito e dor de ovários

O peito pode aumentar de peso, tamanho, sentir-se algo de comichão e maior sensibilidade.

A dor ovárica pode ser uma dor muito variavel em intensidade e localização.

Pode revisar esta informação e muito mais AQUI e aqui.





 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...