terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aliança de casado: Em que mão usar??

Pensava que era algo que tivesse a ver com a religião! E supõe-se que as regras da igreja cristã, são iguais em todo o Mundo!

Sempre presumi, e tinha isso como um dado adquirido e inalterável, que a aliança de casados se colocava na mão esquerda, em TODO o Mundo.
A verdade é que não é assim.

Simplesmente dei-me conta disso, quando tive que tirar o CPM-Curso Preparação Matrimonial. Recordo-me que de entre tanta gente, eu e o meu namorado, fomos as cobaias para fazer uma "demonstração" de como seria no dia X. E se não tivesse sido assim, provavelmente não teria dado conta da diferença que existe no Mundo.

Foi uma confusão total, pois o padre dizia-nos como fazer, ..." a mão direita...e tal"...
Ou seja: em Espanha os casados colocam a aliança na mão direita?
S I M

Não sei porquê, tampouco tive ímpeto de perguntar aos padres (ao portugués e ao espanhol) que nos acompanharam durante todo o processo, mas a verdade é que dá que pensar.

Parece afinal que é tudo por uma questão mais ou menos cultural e tradicional, pois há muitos milhares de anos atrás acreditava-se que o dedo anelar esquerdo estava ligado a uma veia que dava ao coração, daí ser correcto e poético usar a aliança de casado neste dedo, o dedo do coração.

Mas quem sabe a verdadeira razão?

De facto é que não é apenas Espanha, como também: Polonia, Noruega, Colômbia, Grecia e India. Esta é uma mini lista que consegui averiguar dos países que usam a aliança na mão direita.

Por isso não estranhem!

Fontes:
Texto: Sandra Pereira
Fotos: Google Images


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...