quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs, fundador da Apple *1955-2011*

Um curto comunicado no site da Apple dava conta ontem (5-10-2011) do falecimento do seu fundador, Steve Jobs, que sofria de um cancro no pâncreas.
A 24 de agosto Jobs havia anunciado numa carta aos empregados da empresa que renunicava ao cargo de CEO (presidente executivo). O criador de uma das mais famosa empresa do SiliconValley californiano faleceu com 56 anos em sua casa em Palo Alto.
No comunicado da empresa referia-se que, devido à criatividade de Jobs, o "mundo está incomparavelmente melhor".
Fãs das criações de Jobs e da Apple fizeram vigílias à porta das lojas da empresa em várias partes do mundo, com destaque para a loja ao fundo da 5ª Avenida, junto ao início do Central Park, em Nova Iorque, que está 24 horas aberta.
O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou que "o mundo perdeu um visionário".
O fundador da Apple deixou a empresa no seu auge de capitalização bolsista. Durante a recente derrocada bolsista ultrapassou a Exxon, a "rainha" dos petróleos, e alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos durante vários dias.
No dia (5 de outubro) do falecimento de Steve Jobs, a Apple tinha uma capitalização de 350,67 mil milhões de dólares no Nasdaq e as suas acções valiam 378,25 dólares cada uma. A Exxon Mobil, nesse dia, atingiu uma capitalização bolsista de 359,55 mil milhões de dólares, colocando-se em primeiro lugar, num taco-a-taco que se tem prolongado.
A "guerra" pelo primeiro lugar na capitalização bolsista nos EUA entre a mais valiosa empresa filha da revolução das tecnologias de informação dos anos 1970 e 1980 e o "dinossauro" da era dos petróleos irá continuar.

     O empreendedor/inovador do Silicon Valley


Nascido em São Francisco em 1955, criado como filho adoptivo, sem ter concluído a universidade (tal como Bill Gates), budista de confissão, criou em 1976 a Apple numa típica garagem de casa californiana com o seu amigo Steve Wozniak. A revista Forbes estima a sua fortuna em 7 mil milhões de dólares.
É apontado como o exemplo típico do empreendedor/inovador bem sucedido do Silicon Valley e tornou-se, tal como os inventos que lançou, um ícone.
Inovou com o computador pessoal Apple II no final dos anos 1970, depois com o Macintosh em 1984. Esteve fora da empresa entre 1985 e 1997 e regressou para iniciar uma saga de inovações, a troika formada pelo IPod, IPhone e IPad.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...