segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fibra faz bem :)


O que é a fibra?
A fibra é o componente não digerível dos alimentos de origem vegetal (como cereais, frutas, verduras e leguminosas) que contribui para o bem-estar e saúde. As enzimas do sistema digestivo não quebram este importante componente dos alimentos, o que significa que viaja quase intacto através de todo o sistema digestivo. O facto da fibra não ser digerida é uma das razões que a torna tão benéfica para a saúde.

Quanta fibra necessitamos? 
De acordo com o Comité de Peritos FAO/OMS (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação / Organização Mundial de Saúde), a recomendação diária de fibra dietética total para adultos é de 25g/dia. O conjunto de recomendações em diferentes países pelo mundo varia desde 21-45g/dia.

Tipos de fibra

  • Solúvel - é dissolvida em água e, ao retê-la, dá lugar a soluções viscosas. O seu uso aumenta a sensação de saciedade e pode ajudar a reduzir o colesterol e a absorção de glicose no intestino. As principais fontes são de farinha de aveia, ameixas, cenouras, maçãs, pêras, feijão e cevada.
  • Insolúvel - não se dissolve na água, mas age como uma esponja, aumentando o seu tamanho e absorvendo a água. Porporciona volume, o que significa que se sentirá mais completo. Ela também ajuda a acelerar o movimento dos alimentos através do sistema digestivo, ajudando a melhorar a regularidade e reduz a obstipação. Pode ser encontrada nos cereais (principalmente farinha de trigo, milho e trigo), legumes, frutas e legumes.
  • A fibra total consumida deve ser 3 partes de fibra insolúvel por cada parte de fibra solúvel
Vantagens do Consumo da Fibra

  1. Manter a saúde do sistema digestivo, facilitando o trabalho de forma regular e eficiente. A fibra aumenta o volume e diminui o tempo gasto pelos alimentos no aparelho digestivo portanto, torna mais fácil eliminar o desperdício do organismo.
  2. Ajudar a manter o peso corporal adequado. A fibra ajuda à sensação de saciedade por mais tempo, o que contribui para ingestão de comida melhor.
  3. Contribui para o aumento da prosperidade no corpo. Pesquisas têm mostrado que aumentando a ingestão de fibra melhora a moral e a sensação de bem-estar.
  4. Promove a saúde do coração. A fibra ajuda a níveis mais baixos de colesterol no sangue e reduz a possibilidade de obstrução das artérias.
  5. Melhoria no controle dos níveis de açúcar no sangue, libertando-se de forma mais lente na corrente sanguínea.
  6. Ajuda a reduzir o risco de cancro no aparelho digestivo inferior. A fibra aumenta o número de bactérias benéficas e diminui o trânsito intestinal.
  7. A fibra é também importante para as crianças. Ajuda a manter o aparelho digestivo saudável, essencial para que o seu corpo absorva adequadamente todos os nutrientes e converta os alimentos em energia.
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