sábado, 15 de janeiro de 2011

Cães conseguem saber o tamanho de outro cão apenas pelo ladrar


Os cães conseguem perceber o tamanho de outro cão ouvindo apenas o seu ladrar, de acordo com um estudo recentemente publicado. Segundo o Mail Online, cientistas estudaram o comportamento de 96 cães de raças e idades diferentes. A um grupo de 24 cães foram exibidas duas imagens num écrã: uma de um cão de grande porte e a outra de um de pequenas dimensões. Durante a investigação, foram emitidos vários ladrares e os cães filmados para que os cientistas percebessem para qual das imagens eles olhavam primeiro e durante mais tempo.


Os resultados deste estudo, publicados no site do jornal PloS One, mostram que 20 dos 24 cães olham primeiro para a imagem do cão que correspondia ao latido que ouviram e durante mais tempo. A equipa de cientistas, coordenada por Péter Pongrácz, da Universidade de Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria, utilizado os latidos que os cães emitem quando estão a proteger a comida.

A um outro grupo de 24 cães foi-lhes mostradas silhuetas de gatos grande e pequenos ou apenas a forma geométrica, ao mesmo tempo que eram também emitidos latidos de outros cães. Todos eles se aperceberam de que as imagens eram de gatos, mesmo antes da experiência começar. A maioria dos cães deste grupo olhou primeiro para a imagem da esquerda, o que confirma estudos anteriores que indicam que estes animais olham primeiro para a esquerda quando algo de inesperado lhes surge à frente.


Péter Pongrácz explicou que “a abilidade do cãe em ligar o latido ao cão do tamanho correspondente é um talento cognitivo complexo que até agora só tinha sido visto nos primatas”.

Retirado do Blog Os bichos http://www.jn.pt/blogs/osbichos/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...